O renascimento da Lancia com o novo Ypsilon
Disponível em versão limitada, este veículo elétrico ou híbrido é o único da atual linha Lancia.
Quando Carlos Tavares assumiu o comando do Grupo Stellantis, muitos esperavam que marcas não lucrativas seriam extintas. Entretanto, ele conseguiu revitalizar não só as marcas francesas Peugeot e Citroën, mas também a italiana Lancia, que estava inativa nos últimos anos e operava apenas na Itália.
A Lancia, que chegou a vender 300 mil unidades por ano nos anos 1990, viu esse número cair para cerca de 100 mil no início dos anos 2000. Desde 2017, a Lancia manteve apenas o modelo Ypsilon na Itália. No entanto, com novos planos, a marca busca um renascimento significativo.
O Que torna o novo Lancia Ypsilon especial?
A nova edição do Ypsilon estreia inicialmente apenas na Itália com uma edição limitada de 1.906 unidades. Esta edição especial é chamada “Cassina” e é totalmente elétrica. Ao final de 2023, será lançada uma versão híbrida leve, disponível para compra regular.
Quais são as características do novo Ypsilon?
O Ypsilon utiliza a plataforma CMP, a mesma de outros compactos como o Opel Corsa e o Peugeot 208. Seu design é distinto, com uma máscara preta acima dos faróis e lanternas traseiras redondas, garantindo seu reconhecimento tanto de dia quanto de noite. O interior vem equipado com duas telas digitais de 10,25” e o novo sistema S.A.L.A. (Sound Air Light Augmentation).
O interior do Ypsilon destaca-se pela combinação de telas digitais com funcionalidades integradas, incluindo som, climatização e iluminação, controláveis por comandos de voz. A Stellantis planeja integrar a inteligência artificial ChatGPT ao sistema no futuro.
Como o novo Ypsilon se comporta na estrada?
Durante um teste na região de Turim, o Ypsilon elétrico demonstrou excelente estabilidade e isolamento acústico, graças a melhorias na suspensão e direção. O motor elétrico de 156 cv proporciona acelerações ágeis e retomadas rápidas na cidade. A velocidade máxima de 150 km/h é suficiente para o uso urbano.
A regeneração de energia ao soltar o acelerador pode ser aumentada pressionando o botão “B” no seletor de transmissão, embora ainda não possua o sistema de frenagem regenerativa completa. No modo Sport, o motor oferece toda sua potência, com opções mais econômicas em modos Eco e Normal.
Quais são as expectativas futuras para a Lancia?
Além do Ypsilon, a Lancia planeja relançar outros modelos icônicos. Entre eles, o Gamma em 2026 e o Delta em 2028, possivelmente em uma versão 4×4 Integrale. A meta é que até 2035 toda a linha seja 100% elétrica.
Embora não haja planos para trazer a Lancia ao Brasil, a marca pretende retomar sua tradição no rally com o Ypsilon Rally4 HF, uma versão esportiva equipada com um motor 1.2 turbo de 212 cv.
Conclusões sobre o novo Lancia Ypsilon
O renascimento da Lancia com o Ypsilon é uma grande notícia para os fãs da marca. Este modelo mantém a tradição de design e inovação, posicionando a Lancia de volta ao mercado com uma proposta moderna e sustentável.
Com preços a partir de 40.000 euros, equivalente a R$ 245.000, e várias melhorias planejadas para o futuro, a Lancia está firme em seu caminho de retorno e inovação.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)