29% dos brasileiros se dizem de direita e 15%, de esquerda
“Embora haja diferenças entre os segmentos, em todos a direita prevalece, à frente da esquerda e do centro, com exceção do grupo sem religião ou de brasileiros de religiões que não são a católica ou a evangélica”
Pesquisa Panorama Político divulgada na quinta-feira 26, indica qual é o posicionamento político da maior parte dos eleitores do país.
Os institutos Data Senado e Nexus entrevistaram 21.808 pessoas nas 27 unidades da federação e mostrou que 29% dos eleitores se consideram de direita, enquanto 15% afirmaram ser de esquerda e 11% se disseram de centro. Outros 40% não se identificam nem com a direita nem com a esquerda e 6% não souberam ou não quiseram responder.
“Os números mostram um amplo panorama do perfil do eleitor brasileiro e permitem entender como diversos fatores, como religião, renda familiar e escolaridade, impactam no posicionamento político”, afirma Marcelo Tokarski, CEO da Nexus.
A preferência pela direita é maior em todos os estados
A preferência pela direita é maior em todos os estados, mas em alguns ela está acima da média nacional, como Rondônia (onde 41% dos eleitores se identificam com esse espectro ideológico), Santa Catarina (37%), Paraná (36%), Mato Grosso (36%) e Roraima (35%).
Já a esquerda tem percentuais acima da média nos estados do Nordeste, onde tem conseguido vitórias eleitorais expressivas nas últimas eleições.
“Embora haja diferenças entre os segmentos, em todos a direita prevalece, à frente da esquerda e do centro, com exceção do grupo sem religião ou de brasileiros de religiões que não são a católica ou a evangélica”, acrescenta.
Nem esquerda nem direita
Elga Lopes, diretora de opinião pública do Data Senado, destaca o expressivo número de eleitores que não se identificam com nenhum espectro político: chama a atenção o elevado desinteresse do eleitor brasileiro pelos três principais espectros políticos. É expressiva a fatia da população que não se identifica com nenhum deles”, avalia.
As entrevistas foram feitas por meio de telefonemas com margem de erro média de 1,22 ponto percentual. O nível de confiança é de 95%.
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