Fiat Titano: Pontos positivos e negativos da nova picape média
Fiat Titano é uma picape média lançada em 2024 pela Fiat.
A Fiat Titano é rival direta de Ford Ranger, Chevrolet S10 e Toyota Hilux, líder de vendas do segmento há anos. A picape média chegou às lojas no primeiro semestre e ainda não mostrou a que veio. Mesmo com preço de compra atrativo e uma grande rede de concessionárias para atendimento pós-vendas, a Titano pode sofrer com a falta de tradição da Fiat em um segmento em que a fidelidade dos clientes é grande.
Pontos positivos da Fiat Titano
1. Preço
Quem compra picape pela etiqueta certamente dará atenção à Titano. Ela parte de R$ 219.990 no pacote de entrada e chega a R$ 259.990 na versão Ranch. Este valor é competitivo, ainda mais comparado a picapes como a Toyota Hilux, que chega a R$ 372.890 na versão mais equipada. Considerando que ainda há poder de negociação nas lojas, a Titano Endurance pode até ser encontrada por menos de R$ 200 mil.
2. Rede de Concessionárias Robusta
A capilaridade da rede de concessionárias da Fiat é uma das maiores do Brasil, com mais de 500 lojas em território nacional. Boa parte delas vende ou atende a nova picape média. Isso é uma ótima notícia para frotistas, que não precisam de grandes deslocamentos para reparar a picape. Nesse aspecto, a única rival que se aproxima é a Chevrolet, com uma rede de cobertura igualmente abrangente para atender a S10.
3. Seguro
O seguro da Titano é o mais barato da categoria. A apólice anual é de R$ 4.002 para mulheres e R$ 9.120 para homens. Isso torna a Titano mais acessível que Ranger, Amarok, S10 e outras. Como comparação, o seguro da líder do segmento, Hilux, é de R$ 9.652 para mulheres e absurdos R$ 20.326 para os homens.
Pontos negativos da Fiat Titano
1. Design Descaracterizado
A Titano não tem características visuais de outros carros da Fiat. Originalmente, a picape deveria ser vendida pela Peugeot. Foi uma opção da Stellantis “trocá-la” de marca para aproveitar a moral da fabricante italiana no segmento de picapes. Um elemento que “entrega” a origem francesa é o DRL vertical logo abaixo do farol, formando uma espécie de presa de leão, algo muito característico dos carros da Peugeot.
2. Consumo
De acordo com o Inmetro, a Titano Volcano faz 8,6 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada na versão automática. Outros modelos da categoria conseguem rendimentos melhores, como a Toyota Hilux, que faz até 10 km/l na cidade e 11 km/l na estrada.
- Fiat Titano Volcano: 8,6 km/l (urbano), 9,3 km/l (rodoviário)
- Chevrolet S10 WT: 9,5 km/l (urbano), 11,4 km/l (rodoviário)
- Toyota Hilux SR: 10,1 km/l (urbano), 11,3 km/l (rodoviário)
- Ford Ranger 2.0 XLS: 10 km/l (urbano), 11,5 km/l (rodoviário)
3. Acabamento
A qualidade do acabamento da Titano é um ponto negativo. A picape usa muitos plásticos rígidos com qualidade questionável, especialmente quando comparada com Ford Ranger e Chevrolet S10. A montagem do painel, por outro lado, inspira solidez.
4. Falta de Equipamentos de Segurança
A Titano é competitiva em termos de preço, mas o proprietário deve entender que ela fica devendo em equipamentos de segurança presentes nas rivais, como controle de cruzeiro adaptativo, sistema de frenagem de emergência, assistente de permanência em faixa, entre outros.
5. Valores de Peças e Revisões
Embora o seguro seja o mais barato da categoria, os preços das cestas de peças e revisões são altos. O pacote com os principais componentes da picape custa R$ 16.370. Já o preço total das revisões até 30 mil km rodados é de R$ 5.177. Em comparação, os mesmo serviços na Ranger custam R$ 3.549.
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