Reduto da resistência ucraniana está prestes a cair
De acordo com a mídia estatal russa e blogueiros militares, as tropas russas começaram a tomar a cidade de Vuhledar, no leste da Ucrânia
De acordo com o blogueiro militar pró-Rússia, nascido na Ucrânia, Yuri Podoljaka, “unidades russas marcharam para Vuhledar – o ataque à cidade começou”. Outros blogueiros de guerra pró-Rússia também relataram o ataque. A mídia estatal russa informou que a cidade, localizada na região de Donetsk, havia sido capturada e que os combates continuavam no leste do assentamento.
A situação deteriorou-se significativamente nos últimos dias, relata o portal de análise militar “DeepState”. A liderança militar ucraniana realocou unidades adicionais para a área, mas isso não parece ter tido qualquer efeito.
Um soldado com o apelido de Alex, que luta em Wuhledar, disse em seu canal Telegram que as tropas de choque russas já haviam avançado para os arredores da cidade.
Vadyslav Seleznyov, antigo porta-voz do Estado-Maior Ucraniano e especialista militar, manifestou dúvidas no canal de televisão “Espresso” de que o exército ucraniano consiga manter a cidade sob o seu controle. “Os ataques de flanco do exército russo são tão extensos que parece que os nossos defensores em Wuhledar poderiam ser cercados com apenas mais alguns ataques”, disse ele.
Seleznyov também expressou esperança de que o comando tome uma decisão sensata: “O mais importante não é o território, mas sim salvar as vidas dos nossos soldados”.
Wuhledar é considerada uma fortaleza de resistência contra os invasores russos.
As tropas ucranianas em Kursk
As forças ucranianas aparentemente avançaram para o distrito de Glushkovo, na região russa de Kursk, relata o Instituto de Estudos de Guerra dos EUA. Isso fica evidente nas imagens de geolocalização.
Em 12 de setembro, a Forbes informou que soldados ucranianos tinham violado uma nova secção da fronteira russa a oeste do território controlado pela Ucrânia, na região de Kursk.
Ataques “massivos” russos em Zaporizhzhia
Segundo as autoridades, uma pessoa foi morta e outras sete ficaram feridas em ataques russos na cidade de Zaporizhzhia, no sul da Ucrânia. A área foi atingida por “ataques aéreos massivos” por duas horas na noite de segunda-feira, 23 de setembro, anunciou a defesa civil estadual nessa terça-feira, 24.
Além disso, uma instalação de infraestrutura e edifícios residenciais pegaram fogo. Segundo um funcionário da administração municipal, 74 blocos de apartamentos e 24 casas particulares foram danificados em diferentes pontos da cidade.
Segundo a Força Aérea Ucraniana, 66 drones de ataque foram repelidos durante a noite. No total, a Rússia atacou com 81 drones, visando principalmente o norte e o centro do país. Quatro foguetes também foram disparados.
Na região central da Ucrânia, Poltava, os drones danificaram infraestruturas energéticas e interromperam o fornecimento a 20 povoações, segundo as autoridades regionais.
Enquanto isso, o Ministério da Defesa russo relatou a derrubada de 13 drones ucranianos na área fronteiriça com a Ucrânia. Segundo as autoridades, duas pessoas ficaram feridas em bombardeios ucranianos na manhã de terça-feira, 24, na cidade de Gorlivka, na parte ocupada pela Rússia na região de Donetsk.
Leia também: “Plano de Vitória” de Zelensky inclui convite à Otan
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)