Mercedes-Benz GLC 300, um SUV intermediário eletrificado
O carro oferece conforto, luxo e equilíbrio, mas a ausência de uma opção PHEV pode ser uma desvantagem para alguns consumidores.
Entre as premium alemãs, a Mercedes-Benz foi a primeira a ter um SUV em seu catálogo. Não foi o GLC, mas o SUV intermediário da linha é hoje um dos nomes mais vendidos da marca e realiza o papel que o Classe C fez no passado: atrair clientes e fidelizá-los o suficiente para que eles possam evoluir depois para um Classe E e afins. O novo Mercedes-Benz GLC 300 chegou eletrificado ao Brasil, mas não na versão plug-in, uma das opções disponíveis no exterior.
A estratégia da marca no Brasil é deixar a tecnologia plug-in para alguns dos modelos AMG e, para os demais, ficou o híbrido-leve que até funciona de forma perceptível e consegue fazer alguma diferença no consumo e nas emissões, mas não como um híbrido completo. E custa R$ 599.900, preço cobrado por PHEV dessa categoria. Mas será que vale a pena?
O que há de novo no Mercedes-Benz GLC 300?
O Mercedes-Benz GLC chegou ao mundo nesta segunda geração em 2022, com o cupê lançado em 2023. Primeiro, o SUV evoluiu da plataforma MRA para a MRA2, preparada para eletrificação na base feita para modelos com tração traseira ou integral e motor em posição longitudinal, como o Classe C. Comparado ao cupê antecessor, o GLC cresceu 33 mm no comprimento (4.764 mm), 15 mm entre os eixos (2.888 mm) e pouca alteração em largura e altura.
Como é o interior do GLC 300?
O interior do GLC Coupé é bastante luxuoso e traz diversas tecnologias do Classe C. Embora não tenha as duas telas integradas, ele conta com um painel de instrumentos de 12,3″ e uma tela central de 11,9″, ambos separados, mas integrados em termos de software e uso.
Não há botões físicos para controles diversos do carro, como climatização, mas botões sensíveis ao toque atuam no seletor de modos de condução e volumes, e um leitor de impressão digital permite criar configurações pessoais.
Quais são as especificações técnicas do GLC 300?
No GLC 300, a Mercedes-Benz optou pelo motor 2.0 turbo M254, mais moderno que o anterior e desenvolvido para trabalhar com o sistema híbrido-leve de 48 volts.
Este sistema inclui um motor/gerador ligado ao virabrequim com uma pequena bateria para alimentar o sistema em algumas situações, proporcionando um total de 258 cv e 40,8 kgfm de torque, que podem ser incrementados pelo motor elétrico de 23 cv e 20,4 kgfm em boost. O câmbio é automático de 9 marchas e a tração integral possui distribuição automática.
Visual e estética
Visualmente, o Mercedes-Benz GLC 300 Coupé vem sempre com o kit assinado pela AMG, que inclui para-choques, saias laterais e spoiler traseiro, além das rodas de 20″. Essa estética mais esportiva combina com o estilo cupê da carroceria, ainda um dos mais charmosos do segmento, que conta com concorrentes como BMW X4 e Audi Q5 Sportback.
A carroceria arredondada, com o caimento suave do teto, é uma característica marcante dessa família e o acabamento interno utiliza bons materiais como alumínio e couro, criando uma atmosfera sofisticada.
Desempenho e conforto ao dirigir o Mercedes-Benz GLC 300
O primeiro ponto que destaca o GLC é a suavidade de funcionamento e de rodagem. O motor 2.0 turbo foi projetado para trabalhar em baixas rotações e, com a ajuda da eletrificação, não apresenta aquela demora para embalar. Isso é positivo tanto para o consumo quanto para o conforto. Trabalha de forma silenciosa e o câmbio de 9 marchas colabora com trocas suaves e precisas.
A suspensão é outro ponto forte do GLC 300. Apesar das rodas de 20″, o carro proporciona um passeio confortável mesmo em asfaltos irregulares. A direção é direta e oferece um bom equilíbrio entre conforto e sensibilidade, permitindo ao motorista uma condução mais ágil. Em números, o consumo urbano registrado foi de 8,4 km/litro, chegando a 14,3 km/litro na estrada.
Equipamentos e pacote tecnológico
Em termos de equipamentos, o GLC 300 conta com um pacote bastante completo, incluindo assistentes de última geração que funcionam muito bem. Embora possamos questionar o preço de R$ 599.900 comparado a concorrentes como o Audi Q5 Sportback PHEV de R$ 529.990 ou o BMW X4 xDrive30i de R$ 509.950, o GLC 300 oferece um nível de acabamento e equipamentos que justificam o valor.
O único ponto que poderia melhorar seria a decisão da Mercedes-Benz de não trazer um PHEV para o cliente que busca a experiência do elétrico, mas prefere a segurança do motor a combustão para longas viagens. Isso tornaria o GLC 300 ainda mais competitivo em um mercado premium que está crescendo. Contudo, para quem procura um equilíbrio entre conforto e performance, o Mercedes-Benz GLC 300 Coupé é uma excelente opção.
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