Primavera de extremos no Brasil começa hoje
Estação das flores começa às 9h44 deste domingo e deverá ser mais uma período com temperatura acima da média na maior parte do Centro-Sul do Brasil.
A primavera, que começa às 9h44 deste domingo, 22, deverá ser mais uma estação com temperatura acima da média na maior parte do Centro-Sul do Brasil.
A chuva retorna a todo o Sudeste e o Centro-Oeste do país com o fim da temporada seca de outono e inverno, mas muitas áreas ainda seguirão com déficit de precipitação.
As estações do ano são fenômenos naturais e ocorrem por causa da inclinação do eixo da Terra em relação ao plano de sua órbita em torno do Sol.
O início de uma estação é determinado pela posição da Terra em sua órbita. O equinócio de setembro marca o início da primavera no Hemisfério Sul e do outono no Hemisfério Norte.
A influência do oceano Pacífico
A estação vai transcorrer com o Oceano Pacífico Equatorial mais frio do que a média, com chance de instalação do fenômeno La Niña.
Neste momento, as condições no Pacífico Equatorial são de neutralidade. Segundo a NOAA, as chances para o trimestre de setembro a novembro são de 71% para La Niña e 29% para neutralidade, sendo pouco provável a ocorrência de El Niño.
La Niña impactará o clima no Centro-Sul do Brasil
Uma La Niña formada pode alterar significativamente o clima.
O evento deve ser declarado em meados de outubro ou novembro, segundo previsão da MetSul Meteorologia.
A esta altura, ainda estamos na fase neutra do Oceano Pacífico.
Expectativas para chuva na Primavera
A primavera marca a mudança no regime de chuva no Centro-Sul do Brasil.
No Centro do Brasil, a estação seca do inverno chega ao fim, e a chuva torna-se mais frequente à medida que a estação avança, com maior influência de ar tropical quente e úmido.
São Paulo: Chuva média de 83,3 mm em setembro e de 143,9 mm em novembro.
Goiânia: Chuva média de 44,3 mm em setembro e de 219,6 mm em novembro.
Brasília: Chuva média de 38,1 mm em setembro e de 253,1 mm em novembro.
Temperaturas e temporais na Primavera
O resfriamento do Pacífico trará um cenário de chuva diferente em 2024 em comparação ao último ano, quando houve um forte evento de El Niño.
Espera-se grande variação na distribuição de chuvas, com volumes abaixo da média histórica na maior parte do Centro-Sul do Brasil.
No Sul do Brasil, episódios de chuva excessiva podem ocorrer, mesmo com o Pacífico em neutralidade ou em fase fria.
A primavera é marcada pela ocorrência de tempestades severas com vendavais intensos e granizo, embora a frequência e intensidade desses temporais possam variar.
A MetSul destaca que mesmo com La Niña, tornados graves e granizo são possíveis.
Calor na Primavera
No início da estação, ainda podem ocorrer dias mais frescos, especialmente no Sul.
À medida que a primavera avança, aumenta a frequência de dias de calor, com possibilidade de ondas de calor e temperaturas acima de 40ºC entre novembro e dezembro.
No Centro-Oeste, com o início da estação chuvosa, os dias de calor excessivo diminuem, enquanto o Sudeste e o Norte do Rio Grande do Sul terão os maiores desvios positivos de temperatura, com muitos dias de calor intenso a excessivo.
Prepare-se para a Estação
Mantenha-se atualizado com previsões meteorológicas confiáveis;
Prepare-se para períodos de chuva intensa e tempestades;
Adapte atividades ao ar livre conforme as variações climáticas.
A primavera traz mudanças significativas no clima, e estar preparado pode ajudar a enfrentar os desafios que a estação apresenta.
Para saber sobre a importância da previsão do tempo no seu dia a dia, clique aqui.
Fonte: MetSul Meteorologia
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)