Renault anuncia investimento em nova picape para rivalizar com Fiat Toro e Chevrolet Montana
Renault investe US$ 350 milhões em nova picape para rivalizar com Fiat Toro e Chevrolet Montana.
A Renault acaba de anunciar um investimento de US$ 350 milhões (R$ 1,9 bilhão) na fábrica de Córdoba, na Argentina, para produzir uma nova picape de porte intermediário com capacidade de carga de 500 kg. Esta nova picape será uma sucessora da Oroch e uma rival direta para Fiat Toro e Chevrolet Montana. A fabricante afirma que, apesar de ser feita na Argentina, até 70% da produção deverá ser destinada à exportação, com o Brasil como principal destino.
Em comunicado, a marca classificou esse investimento como o “projeto mais significativo de sua história” no país. A Renault confirmou que o visual do futuro modelo será inspirado no conceito Niagara, apresentado no ano passado. Embora ainda não haja uma data de lançamento definida, a chegada da nova picape não deve acontecer antes de 2026.
O que podemos esperar da nova picape Renault?
A nova caminhonete usará a Renault Group Modular Platform (RGMP), já adotada no Kardian, feito no Brasil. É o primeiro modelo fabricado na Argentina a utilizar essa plataforma. Conforme especificações divulgadas pela Renault, essa base suporta veículos de 4 a 5 metros de comprimento, com entre-eixos variando de 2,60 m a 3,00 m, oferecendo possibilidades de tração dianteira ou 4×4.
Quais são as características da plataforma RGMP?
A plataforma RGMP proporciona flexibilidade na construção de veículos de diferentes dimensões e tipos de tração. Além disso, a Renault afirmou que essa base pode acomodar conjuntos mecânicos com motores a combustão (gasolina ou flex), assim como configurações eletrificadas. A marca já testa no Brasil variantes híbridas plenas ou leves para essa nova picape.
Como é o design do Renault Niagara?
O design do conceito Niagara, que inspira a nova picape, é bastante distinto do atual Oroch. O estilo segue a linha do conceito Bigster, transmitindo uma sensação de robustez com um capô elevado, caixas de rodas pronunciadas e uma grade imponente. Em vez do símbolo tradicional da Renault, a grade ostenta o nome da marca escrito por extenso.
Detalhes do Design Externo do Niagara
- Os faróis são divididos em várias peças.
- Não há espelhos retrovisores tradicionais.
- As lanternas traseiras lembram as de um carro de passeio, com lentes afiladas unidas por uma barra iluminada que chega ao centro, onde fica o logotipo da Renault.
- O interior do veículo ainda não foi revelado.
A Renault está claramente focada em oferecer um modelo moderno e inovador, que não apenas rivalize com as opções já disponíveis no mercado, mas também traga novas possibilidades tecnológicas e de design para o segmento de picapes intermediárias.
Impacto dos investimentos da Renault no mercado
Com um investimento expressivo e a adoção de uma plataforma moderna e versátil, a Renault pretende marcar presença significativa no mercado de picapes intermediárias na América do Sul. Inspirada no conceito Niagara, a nova picape promete robustez, inovação e competitividade frente aos modelos existentes, como Fiat Toro e Chevrolet Montana. A chegada ao mercado ainda demorará alguns anos, mas as expectativas já são altas para este ambicioso projeto da Renault.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)