Mercedes-Benz eActros 600, uma revolução no transporte de cargas Mercedes-Benz eActros 600, uma revolução no transporte de cargas
O Antagonista

Mercedes-Benz eActros 600, uma revolução no transporte de cargas

avatar
Redação O Antagonista
4 minutos de leitura 17.09.2024 16:37 comentários
Brasil

Mercedes-Benz eActros 600, uma revolução no transporte de cargas

Com uma autonomia de até 531 km, é uma opção viável para longas distâncias.

avatar
Redação O Antagonista
4 minutos de leitura 17.09.2024 16:37 comentários 0
Mercedes-Benz eActros 600, uma revolução no transporte de cargas
Foto: Mercedez-Benz/Divulgação

A indústria de veículos pesados está passando por uma transformação significativa com a introdução de tecnologias elétricas. A Mercedes-Benz, uma das marcas líderes no setor, apresentou recentemente o eActros 600, um caminhão elétrico inovador que promete revolucionar o transporte de cargas. Este veículo foi projetado para oferecer alta autonomia e eficiência energética, assim como modelos tradicionais a diesel, mas com a vantagem de ser ambientalmente sustentável.

Durante o evento IAA Transportation 2024, realizado em Hannover, Alemanha, a Mercedes-Benz apresentou o eActros 600 ao público. A marca anunciou que a produção em série do modelo começará no final de novembro na fábrica de Wörth, também na Alemanha. Desde o início das vendas no ano passado, a empresa registrou 2.000 pedidos, com as primeiras entregas programadas para ocorrer ainda este ano.

Quais são as vantagens do eActros 600?

O eActros 600 se destaca por ser o caminhão elétrico de maior autonomia da Mercedes-Benz, com um alcance de 531 km em uma única carga. Isso é possível graças a um conjunto de três baterias individuais que, somadas, possuem uma capacidade total de 621 kWh. Comparado ao Tesla Semi, que possui uma bateria de 900 kWh e pode percorrer até 800 km, o eActros ainda se mantém competitivo.

Para dar um exemplo mais próximo, o Chevrolet Blazer, lançado recentemente, consegue rodar até 481 km com uma bateria de 102 kWh. Isso demonstra a eficiência e a capacidade superior das baterias utilizadas no eActros 600.

Como funcionam as baterias do eActros 600?

As baterias do eActros 600 são do tipo LFP (fosfato de ferro-lítio), conhecidas por sua durabilidade e segurança. Elas podem ser recarregadas em estações de carga rápida de até 400 kW. Futuramente, o eActros também aceitará o carregamento de megawatts, tecnologia já utilizada pelo Tesla Semi. Com isso, é possível recarregar de 20% a 80% da bateria em aproximadamente 30 minutos, de acordo com a Daimler Truck, braço da Mercedes-Benz dedicado a caminhões e ônibus.

Esse nível de eficiência de carregamento permite que o eActros 600 complete longas viagens com paradas mínimas para recarregar, tornando viável cumprir trajetos de mais de 1.000 km, como por exemplo, de São Paulo a Brasília, em um único dia.

Qual é o desempenho do eActros 600?

O eActros 600 possui dois motores elétricos que, juntos, entregam uma potência de 536 cv e um pico temporário de 804 cv. Ele é equipado com um câmbio automático de quatro marchas, tornando a condução mais agradável e eficiente. O caminhão tem um peso bruto total combinado de 44 toneladas e uma carga útil de 22 toneladas, com variações 6×2 e 4×2 disponíveis.

Design e tecnologia de ponta

O interior do eActros 600 é simples, mas altamente tecnológico. O painel conta com duas telas que funcionam como painel de instrumentos e central multimídia. Além disso, o caminhão oferece uma série de recursos de segurança ativa, como frenagem automática de emergência, detecção de pedestres e ciclistas, e alerta de colisão frontal. Quatro radares e uma câmera com visão de 270° ajudam a monitorar o ambiente ao redor do veículo, aumentando ainda mais a segurança.

Testes de resistência e autonomia

A Mercedes-Benz submeteu o eActros 600 a rigorosos testes de campo para garantir sua confiabilidade. Dois protótipos viajaram mais de 15.000 km pela Europa em 45 dias, passando por 22 países, com partidas e chegadas em Frankfurt, Alemanha. Durante a viagem, os caminhões realizaram paradas a cada 500 km para recarregar as baterias. Os resultados mostraram um consumo médio de 103 kWh por 100 km, um valor impressionante considerando o peso da carga.

Conclusivamente, o eActros 600 demonstra que os caminhões elétricos estão prontos para substituir os modelos a diesel, oferecendo uma solução mais sustentável e eficiente para o transporte de cargas a longas distâncias.

  • Mais lidas
  • Mais comentadas
  • Últimas notícias
1

Rede X dribla bloqueio e volta a funcionar no Brasil

Visualizar notícia
2

Declarações irresponsáveis de Lula e Marina beiram a paranoia

Visualizar notícia
3

Ucrânia destrói maior depósito de munições da Rússia

Visualizar notícia
4

Após pagers, rádios portáteis do Hezbollah explodem no Líbano

Visualizar notícia
5
6

Crusoé: Lula vai testemunhar a destruição da democracia no México

Visualizar notícia
7

Nem toda unanimidade é burra

Visualizar notícia
8

Bolsonaro volta a postar no X: "Parabenizo a todos pela pressão"

Visualizar notícia
9

Entenda a volta informal do X

Visualizar notícia
10

Retaliação do Hezbollah e nova frente de guerra para Israel

Visualizar notícia
1

‘Queimadas do amor’: Toffoli é internado com inflamação no pulmão

Visualizar notícia
2

Sim, Dino assumiu a presidência

Visualizar notícia
3

O pedido de desculpas de Pablo Marçal a Tabata Amaral

Visualizar notícia
4

"Só falta ocuparem nossos gabinetes", diz senador sobre ministros do Supremo

Visualizar notícia
5

Explosões em dispositivos eletrônicos ferem mais de 2.500 no Líbano

Visualizar notícia
6

Datena a Marçal: “Eu não bato em covarde duas vezes”; haja testosterona

Visualizar notícia
7

Governo prepara anúncio de medidas para conter queimadas

Visualizar notícia
8

Crusoé: Missão da ONU conclui que Maduro adotou repressão "sem precedentes"

Visualizar notícia
9

Cadeirada de Datena representa ápice da baixaria nos debates em São Paulo

Visualizar notícia
10

Deputado apresenta PL Pablo Marçal, para conter agressões em debates

Visualizar notícia
1

“Uma vitória de todos que se opõem ao terror”

Visualizar notícia
2

Crusoé: González Urrutia diz que foi coagido a assinar documento

Visualizar notícia
3

BC aumenta taxa Selic para 10,75% a.a. em decisão unânime

Visualizar notícia
4

Aprovada dispensa de licitações em situação de calamidade

Visualizar notícia
5

PT e PL travam batalha sobre empréstimo para empresários

Visualizar notícia
6

Papo Antagonista: A censura instável e as explosões

Visualizar notícia
7

Crusoé: Com inteligência, Israel humilha Irã e Hezbollah

Visualizar notícia
8

Crusoé: Como o Brasil pode ajudar venezuelanos na embaixada em Caracas

Visualizar notícia
9

Boulos planeja poupar Marçal de olho no segundo turno

Visualizar notícia
10

Candidato petista à prefeitura de Fortaleza leva ovada em carreata

Visualizar notícia

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo do O Antagonista em primeira mão!

Tags relacionadas

eActros 600 Mercedes-Benz transporte de cargas Veículos pesados
< Notícia Anterior

‘Queimadas do amor’: Toffoli é internado com inflamação no pulmão

17.09.2024 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

Jorge Aragão no Podcast OA! - assista nesta terça, às 19h30

17.09.2024 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Redação O Antagonista

Suas redes

Instagram

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)

Torne-se um assinante para comentar

Notícias relacionadas

Suspeito de 10 estupros, líder religioso é indiciado em MG

Suspeito de 10 estupros, líder religioso é indiciado em MG

Visualizar notícia
Academias proíbem filmagem de treino

Academias proíbem filmagem de treino

Visualizar notícia
Criança é internada por ingerir drogas e álcool

Criança é internada por ingerir drogas e álcool

Visualizar notícia
Previsão do tempo para o Sul do Brasil tem chuvas e tempestades

Previsão do tempo para o Sul do Brasil tem chuvas e tempestades

Visualizar notícia
Icone casa

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.