Após dados econômicos, gradualismo nos juros ganha força
Movimento de 25 pontos base se firmam como prováveis movimentos nos juros tanto no Brasil, que subirá as taxas, quanto nos EUA, que cortará
Os investidores estão cada vez mais certos que o Banco Central deve elevar a taxa Selic dos atuais 10,50% ao ano para 10,75% a.a. na reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) dos dias 17 e 18 de setembro.
Os números do setor de serviços voltou a surpreender com mais dinamismo que o esperado de acordo com a PMS (Pesquisa Mensal de Serviços) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mas o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) mais fraco que o antecipado um dia antes parece ter equilibrado os extremos.
De acordo com as opções de Copom da B3, para os investidores, a probabilidade de uma alta de 0,25 ponto percentual na Selic na semana que vem é de 78%, contra 10% pela manutenção no patamar atual e 12% por um aumento de 0,50 p.p,..
Na curva futura, os dados também mantiveram as apostas majoritárias em uma correção de 0,25 p.p., com o apenas 16% de chances de uma alta acima desse nível, reverberando fala recente de diretores e do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, de que se houver necessidade de um novo ciclo de alta na Selic, ele será gradual.
Nos Estados Unidos, os dados da inflação (CPI- Índice de Preços ao Consumidor, na sigla em inglês) também corroboraram a visão de o processo de desinflação está se dando de forma consistente, mas lenta. Após a divulgação dos números, as taxas dos títulos públicos americanos subiram e também reforçaram a ideia de um movimento mais contido do FED (Federal Reserve) na semana que vem, quando os membros do banco central americano sentarem para definira a taxa básica de juros por lá.
De acordo com a precificação de mercado, as chances de um corte maior que 0,25 p.p. nos juros básicos americanos passou de cerca de 30% para 16% na quarta-feira, 11, comparada com a sessão anterior.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)