Disparada de Marçal ainda não acabou, segundo AtlasIntel
Pesquisa aponta que o influenciador subiu 8,4 pontos percentuais nas intenções de voto pela Prefeitura de São Paulo em três semanas, enquanto seus principais adversários oscilaram negativamente
Pesquisa AtlasIntel divulgada nesta quarta-feira, 11, ainda capta uma intensa ascensão do influenciador Pablo Marçal (PRTB, foto) nas intenções de voto para a Prefeitura de São Paulo. Em relação ao levantamento divulgado pelo instituto em 21 de agosto, o ex-coach subiu 8,4 pontos percentuais e aparece com 24,4%.
Já seus principais adversários oscilaram negativamente, dentro da margem de erro de dois pontos percentuais: o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) foi de 29% para 28%, enquanto o prefeito Ricardo Nunes (MDB) saiu de 22% para 20,1%.
Nesse cenário, Boulos e Marçal dividem a liderança em empate técnico. Já Nunes aparece em empate técnico com Marçal em segundo lugar e, neste momento, estaria fora de um segundo turno, de acordo com os dados da AtlasIntel.
É um cenário ligeiramente diferente do que indicou a última pesquisa Datafolha, divulgada na semana passada, que apontou um empate triplo na liderança e estabilidade na corrida eleitoral. O Datafolha publica uma nova pesquisa sobre a campanha de São Paulo na quinta-feira, 12.
Rádio e televisão
Ao contrário do que indicou o Datafolha, que apontou oscilação positiva de três pontos de Nunes, no limite da margem de erro, após o início da propaganda obrigatória de rádio e televisão, em 30 de agosto, a AtlasIntel não indica que os seis minutos e meio do prefeito no horário gratuito farão frente às redes sociais de Marçal.
O empresário não tem tempo de televisão, pois seu partido não conseguiu representação mínima no Congresso Nacional. Seus adversários têm utilizado o tempo de propaganda para expor seu passado, com repetitivos pedidos para fazer consultas na internet sobre o processo em que ele foi condenado por participar de uma quadrilha de fraudes bancárias.
Os outros candidatos
A pesquisa AtlasIntel divulgada nesta quarta indica ainda que a deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) oscilou negativamente de 12% para 10,7%. O apresentador José Luiz Datena (PSDB) saiu de 10% para 7,2% em três semanas. A quantidade de intenções de votos brancos e nulos e da opção “não sei” também caiu, de 7% para 4,2%.
Foram ouvidas 2.200 pessoas por recrutamento digital aleatório na capital paulista de 5 a 10 de setembro e o nível de confiança da pesquisa é 95%.
Segundo turno
No cenário traçado pela AtlasIntel, é relevante destacar também que Marçal encurtou a distância para Boulos em um possível segundo turno. A diferença era de 38% a 35% a favor do socialista em 21 de agosto. Agora, o deputado federal aparece com 44,1% contra 43,2% do influenciador.
Isso é relevante porque a vantagem de Boulos sobre Marçal no segundo turno tem servido de argumento para os aliados de Nunes, como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), para defender o voto no prefeito.
A pesquisa AtlasIntel aponta que Nunes ampliou a vantagem sobre Boulos em um hipotético segundo turno, de 41% a 37%, há três semanas, para 45,7% a 38,5% agora.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)