Venda de veículos cresce 14,3% em agosto, na comparação anual
De acordo com dados da Fenabrave, ao todo, foram 237,4 mil unidades emplacadas durante o mês de agosto deste ano
As vendas de veículos novos no Brasil avancaram 14,3% em agosto de 2023, com 237,4 mil unidades emplacadas, de acordo com dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) divulgados nesta terça-feira, 3. O número inclui carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus.
Na comparação mensal, agosto registrou queda nas vendas de 1,6% na comparação com julho, que, até o momento, é tem melhor desempenho mensal do ano.
A variação negativa, no entanto, pode ser explicada pela perda de um dia útil de vendas no mês passado, com 22 dias úteis, contra 23 em julho.
O acumulado das vendas de veículos desde o início do ano avançou 13,4% na comparação com o mesmo período do ano passado. De janeiro a agosto de 2024, foram licenciados 1,62 milhão de veículos no Brasil, superando as previsões das montadoras.
Crédito facilitado, redução nas taxas de juros, manutenção de um mercado de trabalho robusto e o aumento da renda dos consumidores, além da demanda constante por parte das locadoras que estão renovando as frotas, são apontados pela Fenabrave como os principais fatores para a melhora no ambiente.
Vendas de motos em agosto
O cenário positivo do setor automotivo também se refletiu nas vendas de motocicletas, com alta de 14,8% na comparação entre agosto deste ano e o mesmo mês de 2023, totalizando 163,9 mil unidades. Contra o mês imediatamente anterior, as vendas de motos aumentaram 4,5%, resultando em um acumulado de 1,25 milhão de unidades emplacadas nos primeiros oito meses do ano.
O crescimento nas vendas de motocicletas não apenas supera as vendas de carros de passeio, que totalizaram 1,2 milhão de unidades no mesmo período, mas também reflete a melhora nas condições de crédito, a expansão dos serviços de entrega (delivery) e a busca dos consumidores por veículos mais acessíveis e econômicos em consumo de combustível.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)