Tufão Shanshan atinge Japão e causa alerta máximo
Japão emite alerta máximo após Tufão Shanshan deixar mortos, feridos e destruição; milhões são orientados a evacuar em Kyushu.
O Japão emitiu seu alerta de nível mais alto para mais de cinco milhões de pessoas após ser atingido por um dos tufões mais fortes das últimas décadas. O Tufão Shanshan causou a morte de pelo menos quatro pessoas e deixou mais de 90 feridas desde que atingiu a região sudoeste do país. Centenas de milhares de pessoas estão sem energia elétrica.
A ordem de nível cinco emitida para partes da ilha sulista de Kyushu orientou os residentes a tomarem ações imediatas para salvar suas vidas, movendo-se para locais mais seguros ou buscando abrigo no andar superior de suas casas. Em outras áreas, as pessoas foram aconselhadas a evacuar.
Tufão Shanshan Devasta o Sul do Japão
Após atingir terra firme, o tufão enfraqueceu para uma forte tempestade tropical e está avançando para o nordeste, trazendo chuvas torrenciais e severas interrupções nos serviços de transporte. Shanshan chegou à prefeitura de Kagoshima, na ilha sulista de Kyushu, por volta das 08:00, horário local, na quinta-feira (23:00 GMT quarta-feira), segundo a Agência Meteorológica do Japão (JMA).
A tempestade deixou um rastro de destruição, com muitos edifícios danificados e janelas quebradas por destroços voadores, árvores arrancadas e carros virados. No final de terça-feira, três membros de uma mesma família – um casal na casa dos 70 anos e um homem na casa dos 30 anos – morreram em um deslizamento de terra na região central do Japão, antes da chegada do tufão. A casa deles em Gamagori foi varrida, enquanto duas outras parentes femininas foram resgatadas.
Como a População Está Reagindo ao Tufão Shanshan?
Na quinta-feira, a polícia confirmou a morte de uma quarta pessoa. O homem de 80 anos da prefeitura de Tokushima ficou preso após o telhado de uma casa desmoronar por volta das 17:30, horário local (08:30 GMT), segundo a emissora nacional NHK. O corpo de bombeiros resgatou o homem cerca de 50 minutos após o incidente, mas ele faleceu posteriormente no hospital. A JMA registrou 110mm de chuva na área durante o incidente.
A agência emitiu seu raro “aviso especial” para as tempestades mais violentas, alertando sobre deslizamentos de terra, inundações e danos em larga escala. Ventos fortes de até 252 km/h (157 mph) foram relatados em Kyushu. A maioria das ordens de evacuação estão em vigor na ilha sul, mas algumas também foram emitidas para a região central do Japão.
Quais os Impactos na Infraestrutura e Serviços?
Vídeos online mostram grandes árvores balançando, telhas sendo arrancadas das casas e detritos sendo arremessados ao ar enquanto fortes chuvas atingem a ilha. Grandes montadoras de automóveis, como Toyota e Nissan, fecharam suas fábricas, citando a segurança dos funcionários e possíveis faltas de peças causadas pela tempestade. Centenas de voos de e para o sul do Japão foram cancelados, e alguns serviços de trens de alta velocidade também foram suspensos.
A JMA espera que a tempestade se desloque pelo Japão durante o final de semana antes de chegar à capital, Tóquio. Avisos especiais de tufão, como o emitido para Shanshan, são declarados no Japão em casos de tempestades extraordinariamente poderosas. O mesmo aviso foi emitido em setembro de 2022, quando o Tufão Nanmadol se aproximava de Kyushu – o primeiro aviso desse tipo declarado para uma região fora de Okinawa.
O tufão Shanshan vem na esteira do Tufão Ampil, que ocorreu no início deste mês, causando apenas ferimentos e danos menores, mas ainda assim interrompendo centenas de voos e trens. Antes disso, as partes norte do Japão enfrentaram chuvas recordes quando a Tempestade Tropical Maria atingiu a ilha de Honshu. Tufões na região têm se formado mais perto das costas, intensificando-se mais rapidamente e durando mais tempo sobre a terra devido às mudanças climáticas, de acordo com um estudo divulgado no mês passado.
Relatório adicional por Chika Nakayama em Tóquio.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)