Temperatura negativa em mais de 20 cidades de SC
Madrugada registrou temperatura negativas em 27 cidades catarinenses; o município de Urupema teve a mínima de -4,6°C
A intensa onda de frio que vem atingindo a região Sul do Brasil fez com que Santa Catarina registrasse mais um dia de temperaturas abaixo de zero.
Nesta terça-feira, 27, termômetros em várias partes do estado marcaram mínimas negativas, com 27 cidades sendo afetadas pelas baixas temperaturas, conforme dados do Epagri/Ciram. O destaque ficou para Urupema, localizada na região serrana, onde a mínima atingiu -4,6ºC, a mais baixa do dia. Na cidade vizinha, Bom Jardim da Serra, a temperatura também caiu drasticamente, registrando -4,3ºC.
Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, além de Urupema e Bom Jardim da Serra, outras localidades também experimentaram frio extremo. Em Ponta Alta do Norte, os termômetros marcaram -3,7ºC, enquanto Otacílio Costa registrou -2,9°C.
Frei Rogério também não ficou imune ao frio, com uma mínima de -2,6°C. Em São Joaquim, famosa por suas paisagens invernais, a temperatura caiu para -2,6ºC, o que resultou na formação de geada intensa, cobrindo os campos da zona rural com uma camada branca. No último sábado, 24, São Joaquim foi um dos três locais onde a neve foi registrada, ao lado de Urubici e Bom Jardim da Serra, evidenciando o rigor do inverno na região.
Temperatura negativa em outras localidades do Sul
Essa onda de frio, que não só afeta Santa Catarina, mas também o restante do Sul e partes do Sudeste, vem causando queda significativa nas temperaturas nos últimos dias. Na segunda-feira, 26, 33 cidades catarinenses já haviam registrado mínimas abaixo de zero. Mesmo na capital, Florianópolis, conhecida pelo clima ameno, a temperatura chegou a su
rpreendentes 1,7ºC, com relatos de geada – algo raro para uma região litorânea. No Paraná, a cidade de General Carneiro também enfrentou frio intenso, com os termômetros marcando -5ºC.
As previsões meteorológicas indicam que o frio intenso deve continuar nesta quarta-feira (28), com um gradual aquecimento a partir de quinta-feira, 29. O ar seco e a massa de ar frio que predominam na região começam a perder força, permitindo que as temperaturas se elevem novamente. A tendência é de que o tempo seco e mais quente se prolongue pelo menos até o início da próxima semana, oferecendo um alívio temporário do frio rigoroso.
Frio no Rio Grande do Sul e em São Paulo
O frio também tem sido sentido de forma acentuada no Rio Grande do Sul. Nesta terça-feira, as menores temperaturas no estado foram registradas em Vacaria, com 0,1ºC, e Quaraí, com 0,3ºC.
Em São Paulo, as baixas temperaturas chegaram ao extremo sul da capital, onde o bairro de Marsilac registrou -1,7ºC, uma marca significativa para a maior cidade do Brasil.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)