Petrobras dispara e leva Ibovespa a nova máxima histórica
Ações da estatal brasileira subiram quase 9%, impulsionadas pela alta do preço do barril de petróleo no exterior com tensões no Oriente Médio
O principal índice acionário brasileiro abriu a semana com alta de 0,94% aos 136.888 pontos, puxado pela força das commodities no dia
O destaque ficou para o petróleo que viu o preço do barril tipo Brent subir 2,90% para 81 dólares, com a escalada nas tensões do Oriente Médio após o ataque de Israel a alvos do Hezbollah no Líbano. Na quarta-feira passada, 21, o combustível chegou a ser negociado a 76 dólares o barril.
A petroleira brasileira foi, de longe, a maior contribuição para a força do índice em pontos e também registrou as maiores altas do dia, com as ações ordinária com ganhos de 8,96% e as preferenciais no positivo em 7,26%. Logo atrás, Vale (+1,13%) e Weg (+0,50%) completaram o pódio.
Na ponta oposta, o Ibovespa contou com Cemig (-4,25%), Rumo (-2,92%) e Equatorial (-1,64%) como as principais detratoras.
À espera dos números da prévia da inflação oficial e de um possível anúncio do diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, à presidência da autarquia, os juros futuros registraram quedas em todos os prazos, com destaque para os vencimentos até 5 anos, que chegaram a recuar até 8 pontos base.
Ainda assim, os investidores continuam precificando uma alta de, pelo menos, 0,25 ponto percentual na Selic na reunião de setembro. A correção também registra a maior probabilidade entre as opções de Copom (Comitê de Política Monetária) da B3, com 45% de chances, contra 34% de uma manutenção da Selic na próxima reunião, e apenas 25% de uma alta de 0,50 ponto percentual.
O dólar encerrou o dia em alta contra o real, cotado a 5,50 reais, em resposta à busca por segurança de investidores preocupados com uma possível escalada dos conflitos no Oriente Médio. O DXY, índice que compara a moeda americana a uma cesta com as principais divisas do mundo, subiu cerca de 0,20% na sessão.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)