Ucrânia alerta para frotas da Belarus na fronteira
Segundo o governo ucraniano, o país aliado da Rússia mantém ainda tanques, artilharia, sistemas de defesa aérea e equipamentos de engenharia
O governo da Ucrânia afirmou neste domingo, 25 de agosto, que a vizinha Belarus – aliada da Rússia – concentra um número significativo de tropas e equipamentos militares na região de Gomel, perto da fronteira norte ucraniana.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores ucraniano, os equipamentos incluem tanques, artilharia, sistemas de defesa aérea e equipamentos de engenharia.
“Advertimos os responsáveis bielorussos para que não cometam erros trágicos para o seu país sob a pressão de Moscou e instamos as forças armadas bielorrussas a evitarem atos hostis e a se retirarem da fronteira ucraniana a uma distância superior ao alcance dos seus sistemas de armamento”, afirma comunicado da pasta ucraniana.
Para a Ucrânia, os exercícios militares na zona fronteiriça representam uma ameaça à “segurança global” por estar próximo da central nuclear de Chernobyl.
A Belarus é estreitamente aliada do regime de Vladimir Putin. O governo ditatorial de Alexander Lukashenko permitiu a Moscou estacionar armas nucleares táticas no território e a utilizar o país como palco da guerra contra a Ucrânia.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)