Fundador do Telegram é preso na França
A Justiça francesa emitiu um mandado de prisão contra Pavel Durov devido à falta de cooperação do Telegram com as autoridades do país
O russo Pavel Durov (foto), fundador e CEO do aplicativo de mensagens Telegram, foi preso neste sábado, 24 de agosto, na França. Segundo a emissora de TV francesa TF1, ele foi detido quando descia de seu jato particular na pista do aeroporto de Le Bourget, nos arredores de Paris.
A Justiça francesa emitiu um mandado de prisão contra Durov, um cidadão com dupla nacionalidade franco-russa, devido à falta de cooperação do Telegram com as autoridades do país, o que o torna cúmplice de crimes como tráfico de drogas, crimes contra crianças e fraudes, de acordo com a TF1.
Com mais de 900 milhões de usuários, o Telegram é o preferido de movimentos radicais como Hamas e os militantes antivax.
Em março, Pavel Durov afirmou em uma rara entrevista ao Financial Times ser contra mais moderação de conteúdo na plataforma e destacou a intenção de manter o Telegram livre de práticas “autoritárias” contra a “liberdade de expressão”.
Embora o aplicativo de mensagens tenha enfrentado críticas por falta de moderação do conteúdo, Pavel Durov defendeu a postura da plataforma, argumentando ser contra a “censura”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)