No gogó: Campos Neto esvazia apostas em alta maior da Selic
Expectativas de um reajuste de 0,50 ponto percentual da taxa básica em setembro vinham ganhando força com discursos mais austeros de Galípolo
O presidente do Banco Central conseguiu tirar parte da pressão do mercado por um reajuste na Selic de 0,50 ponto percentual na próxima reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) com duas mensagem públicas. A entrevista à colunista de O Globo Miriam Leitão e a participação no evento Macro Day do BTG Pactual foram vistas como mais tranquilas e ajudaram a conter o ímpeto visto nos últimos dias no mercado financeiro.
Na sessão de sexta-feira, 16, as opções de Copom da B3 com vencimento na reunião do colegiado de setembro passaram a apontar uma probabilidade maior de um reajuste de 0,25 ou 0,50 ponto percentual na taxa básica que a manutenção da Selic. Na segunda-feira, as chances de um aumento de 0,50 p.p. se igualou em 30% às de manutenção.
Nesta terça-feira, 20, após as falas de Campos Neto, as probabilidades de uma alta mais expressiva caíram mais ainda, para 28%. A continuação da Selic no patamar atual de 10,50% ao ano passou para 35%. Ainda na frente e com ainda mais folga que antes, um aumento de 0,25 pp na taxa básica apresenta 42% de probabilidades, de acordo com as opções de Copom da B3.
Na curva futura, a precificação dos investidores também apontou para um redução das expectativas de uma alta acima de 0,25 p.p. no mês que vem. Após a inclusão de 34 pontos base nos juros para setembro, o mercado encerrou o dia com apenas 28 pontos base de acréscimo à taxa básica.
Na sintonia ensaiada entre o presidente do BC e o diretor de Política Monetária, Gabriel Galípolo, Campos Neto está conseguindo reverter a perda de credibilidade do indicado de Lula à autarquia. Com discursos recentes mais austeros, Galípolo começa a parecer mais firme no combate à inflação que o atual líder da autoridade monetária.
Se a sinfonia convencer, é possível até mesmo que uma alta da Selic não seja obrigatória.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)