Três vezes maior ou dez vezes maior?
O Datafolha está fazendo escola. Para comemorar o aniversário da Lava Jato, que hoje completa um ano, a Folha de S. Paulo fez um levantamento segundo o qual o repasse de propina a parlamentares, partidos políticos e operadores do esquema da Petrobras foi de ao menos 156 milhões de reais, três vezes maior do que o mensalão...
O Datafolha está fazendo escola.
Para comemorar o aniversário da Lava Jato, que hoje completa um ano, a Folha de S. Paulo fez um levantamento segundo o qual o repasse de propina a parlamentares, partidos políticos e operadores do esquema da Petrobras foi de ao menos 156 milhões de reais, três vezes maior do que o mensalão.
Manchete: “Propina do petrolão foi ao menos o triplo do mensalão”.
O cálculo exclui, porém, os 150 milhões de dólares ou 200 milhões de dólares que, de acordo com o depoimento de Pedro Barusco, foram desviados pelo PT. Se esses valores fossem considerados, admite a Folha de S. Paulo, a conta oscilaria entre “614 milhões de reais e 770 milhões de reais, mais de dez vezes o valor da propina no mensalão do PT”.
Só que, nesse caso, a reportagem não poderia demonstrar que a propina foi quase toda embolsada pelo PP e pelo PMDB. O Datafolha ensina que, quando um número é ruim para o PT, é melhor ignorá-lo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)