As insuportáveis buzinas dos carros autônomos da Waymo
Veículos autônomos operam sem motoristas e geram incômodo durante a madrugada ao retornarem para o estacionamento, nos EUA
A frota de táxis autônomos da Waymo, uma empresa subsidiária da Alphabet, responsável pelo Google, está gerando desconforto entre os moradores de um bairro em São Francisco. Durante a madrugada, o barulho incessante das buzinas dos veículos estacionados tem se tornado uma fonte de incômodo para aqueles que vivem nas proximidades.
Os veículos autônomos da Waymo operam em São Francisco sem a necessidade de motoristas humanos, realizando corridas como táxis comuns.
No entanto, quando a demanda por passageiros diminui, principalmente durante as madrugadas, os carros retornam ao estacionamento, onde o problema com as buzinas tem se tornado mais evidente, registrou reportagem do G1.
‘Buzinaço’ começou em julho
De acordo com relatos feitos à imprensa americana, o problema começou no final de julho, quando os moradores próximos ao estacionamento alugado pela Waymo começaram a notar o som frequente das buzinas. Esses veículos são programados para buzinarem ao encontrar obstáculos, mas, em grande número no estacionamento, as buzinas soam frequentemente, às vezes simultaneamente, enquanto os carros manobram entre as vagas.
Uma das moradoras afetadas, a engenheira Sophia Tung, registrou em vídeo o barulho das buzinas durante a madrugada. Em um dos vídeos divulgados, o ruído ocorre por volta das 4 horas da manhã, evidenciando a perturbação causada aos residentes durante o período de descanso.
Diante das queixas crescentes, a Waymo emitiu um comunicado à rede de notícias americana ABC News, reconhecendo o problema e garantindo que estão trabalhando em uma solução. “Estamos cientes de que, em alguns cenários, os carros da Waymo podem buzinar enquanto manobram no estacionamento. Identificamos a causa e estamos desenvolvendo uma correção”, afirmou a empresa em nota oficial.
Táxis autônomos e tecnologia de ponta
Os táxis autônomos utilizados pela Waymo são veículos elétricos modelo I-Pace, fabricados pela Jaguar. Estes veículos são equipados com uma série de dispositivos tecnológicos, como sensores, radares e lasers, que permitem a condução autônoma completa, detectando e reagindo a tudo ao redor.
O Jaguar I-Pace possui dois motores elétricos que entregam uma potência de 400 cavalos e um torque de 70,9 kgfm. A bateria, com capacidade de 90 kWh, permite que o veículo percorra até 298 quilômetros com uma carga completa, conforme os testes do ciclo brasileiro, realizado pelo Inmetro. Além disso, o veículo pode atingir uma velocidade máxima de 200 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,8 segundos. No mercado brasileiro, o I-Pace tem um preço inicial de R$ 638,1 mil.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)