O que aconteceu com o Chevrolet Cruze? Entenda o fim da produção do sedã
Com popularização de SUVs, segmento de sedãs e hatches médios encolhe cada vez mais.
O Chevrolet Cruze e sua versão hatchback Sport6 tiveram sua produção encerrada na Argentina em dezembro do ano passado. Apenas recentemente, os modelos foram retirados do site oficial da marca, após o término dos estoques nas concessionárias. Este marco simboliza o fim da trajetória global do Cruze no mercado automotivo.
Desde 2020, a América do Sul era o único continente onde o Chevrolet Cruze ainda era produzido e vendido. A General Motors (GM) já havia encerrado sua fabricação para a América do Norte em 2019, e um ano depois, a produção foi descontinuada na China. A decisão faz parte do plano da fabricante de focar exclusivamente em SUVs e picapes nos Estados Unidos, preparando-se inclusive para finalizar a produção do Malibu, seu último sedã no país, em novembro.
Impactos do fim da produção do Chevrolet Cruze no mercado automobilístico
O fim do Cruze e do Cruze Sport6 é emblemático por modificar ainda mais os segmentos em que atuavam no Brasil. O sedã era uma das poucas opções a um preço mais acessível entre os modelos médios, deixando agora apenas o Toyota Corolla (a partir de R$ 150.790), Nissan Sentra (R$ 160.290) e o recém-lançado BYD King (R$ 175.800) com preços abaixo de R$ 200 mil.
Muitos sedãs médios desistiram de buscar volume e adotaram uma proposta diferente. O Volkswagen Jetta, por exemplo, é vendido apenas na versão esportiva GLI por R$ 245.390, enquanto o Honda Civic é oferecido exclusivamente em versão híbrida por R$ 265.900. Embora ainda esteja listado no site oficial por R$ 139.990, o Caoa Chery Arrizo 6 não é mais encontrado nas lojas, com apenas 25 unidades emplacadas este ano.
O que representa o fim do Chevrolet Cruze Sport6 para os hatchbacks médios?
A situação do Cruze Sport6 é ainda mais crítica, pois ele era o último hatchback médio de uma marca generalista disponível no mercado, posto que ocupava desde o fim da venda do Ford Focus em 2019 e do Volkswagen Golf em 2020. O segmento, que representa apenas 0,06% das vendas no acumulado de 2024, verá um encolhimento ainda maior.
Os modelos sobreviventes são principalmente de marcas premium, como Audi A3 Sportback (R$ 287.990), BMW Série 1 (R$ 320.950) e Mercedes-Benz Classe A (R$ 344.900), além dos esportivos Honda Civic Type R (R$ 429.900) e Toyota GR Corolla (R$ 416.990).
História do Chevrolet Cruze no mercado brasileiro
O último dos sedãs médios da Chevrolet, o Cruze estreou no Brasil em 2011, substituindo de uma vez só o Vectra e o Astra. Nascido como um projeto da General Motors com a sul-coreana Daewoo, em um momento em que a GM buscava um modelo de volume para os EUA durante um período de recuperação judicial. O hatchback Sport6, substituto do Vectra GT, chegou ao mercado brasileiro no mesmo ano.
A primeira geração foi produzida em São Caetano do Sul (SP) e equipada com o motor 1.8 Ecotec aspirado de quatro cilindros, entregando até 144 cv e 18,9 kgfm com etanol. Durante sua trajetória, enfrentou forte concorrência com modelos como Toyota Corolla, Honda Civic, Citroën C4 Lounge, Hyundai Elantra, Peugeot 408, Renault Fluence e Volkswagen Jetta.
Segunda geração e mudanças tecnológicas
Em 2016, a produção foi transferida para Santa Fe (Argentina), quando o modelo mudou para sua segunda e última geração. Além do design renovado, o motor foi atualizado para o 1.4 Ecotec turbo de 153 cv e 24,5 kgfm. O modelo recebeu mais tecnologias, como start-stop, e passou por uma reestilização em 2018 nos EUA.
Mesmo com essas melhorias, o Chevrolet Cruze durou pouco tempo na América do Norte, sendo descontinuado apenas quatro meses após o início das vendas. Com o fim do Cruze e do Cruze Sport6, a Chevrolet passa a ter apenas um hatchback e um sedã no mercado brasileiro, na forma do Onix e Onix Plus, com previsão de reestilização para 2025.
- Toyota Corolla – A partir de R$ 150.790
- Nissan Sentra – R$ 160.290
- BYD King – R$ 175.800
- Volkswagen Jetta GLI – R$ 245.390
- Honda Civic Híbrido – R$ 265.900
- Caoa Chery Arrizo 6 – R$ 139.990 (fora das lojas)
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