Acidente Aéreo: Caixas-pretas gravaram vozes e dados do avião que caiu em Vinhedo
A investigação está sendo conduzida pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). Veja vídeo inédito da queda.
As caixas-pretas do avião que caiu em Vinhedo (SP) estão sendo analisadas no Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo (Labdata), em Brasília (DF) e de acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), elas gravaram os diálogos, sons na cabine e dados técnicos da aeronave, o que inclui possíveis alarmes sonoros e conversas entre os pilotos e com o controle do espaço aéreo.
A investigação do acidente aéreo de Vinhedo está sendo conduzida pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
O Cenipa explicou que os peritos estão realizando uma análise minuciosa dos dois tipos de caixas-pretas recuperadas: o Cockpit Voice Recorder (CVR) e o Flight Data Recorder (FDR).
Esses equipamentos são essenciais para entender o que levou ao trágico incidente.
Funcionamento as Caixas-Pretas
Os gravadores de voo dividem-se em duas categorias principais: o CVR registra as conversas e sons dentro da cabine de pilotagem, enquanto o FDR armazena informações e parâmetros técnicos, como altitude, velocidade e posição dos manetes.
Para garantir a precisão dos dados, os peritos do Cenipa estão utilizando software de análise de som para o CVR e realizando a conversão de dados eletrônicos em unidades de engenharia no FDR.
Segundo o chefe do Cenipa, brigadeiro Marcelo Moreno, essa análise detalhada é crucial para a identificação dos fatores que contribuíram para o acidente.
Etapas da investigação
De acordo com o Cenipa, a análise das caixas-pretas segue várias etapas:
- Extração dos dados registrados pelos dispositivos.
- Validação dos parâmetros pela comissão de investigação.
- Conversão de dados técnicos em informações compreensíveis.
- Apresentação de um relatório preliminar no prazo de 30 dias após a análise inicial.
Segundo Moreno, os motores do avião também serão analisados em São Paulo para verificar se estavam operando com a potência adequada no momento do acidente.
Além dos especialistas brasileiros, investigadores da França e do Canadá estão envolvidos, devido à origem da aeronave, que é francesa, e dos motores, que são do canada.
A importância as Caixas-Pretas
As caixas-pretas, apesar do nome, são dispositivos de cor laranja brilhante que facilitam a visualização em meio aos destroços.
Criada em 1950 pelo australiano David Warren, essas caixas são obrigatórias na maioria das aeronaves modernas, com o propósito de entender as causas de acidentes e ajudar na prevenção de futuros incidentes.
Informações adicionais sobre o acidente aéreo de Vinhedo
A aeronave, que decolou às 11h56 e manteve um voo estável até as 13h20, começou a apresentar problemas às 13h21, caindo de 5 mil metros para 1.250 metros em apenas um minuto.
Segundo a FAB, a aeronave não respondeu às chamadas do Controle de Aproximação de São Paulo e não declarou emergências ou condições meteorológicas adversas.
O ‘Salvaero’ foi acionado às 13h26 e encontrou a aeronave acidentada em um condomínio.
Agora, a Polícia Civil e a Polícia Federal também investigam o acidente em âmbito criminal, com dois inquéritos abertos para apurar responsabilidades.
Impacto e esperanças
Os dados das caixas-pretas serão transformados em informações úteis para a sociedade, ajudando a entender e prevenir futuros acidentes. Rodrigo Sanfurgo, superintendente regional da PF em São Paulo, destacou que as investigações são intensas e visam entregar resultados que possam confortar as famílias das vítimas.
A continuidade da investigação e a cooperação internacional demonstram o compromisso do Brasil em cumprir as normas da Convenção de Chicago sobre aviação civil.
As esperanças estão voltadas para que a análise dos dados possa esclarecer definitivamente as causas deste trágico acidente aéreo.
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