Uma exposição que redesenhou o setor da cachaça no Brasil
Sala Antagonista recebe o fundador e idealizador da Expocachaça, que reuniu 250 expositores e movimentou cerca de R$ 30 milhões
Este ano, a cidade de Belo Horizonte abrigou a 33ª edição da Expocachaça como acontece há 28 anos. O evento reuniu cerca de 250 expositores do setor – entre fabricantes, produtores e revendedores – e movimentou mais de 30 milhões de reais, com mais de 2 mil produtos em exposição.
Para os produtores de aguardente, a Expocachaça é um dos mais importantes eventos do setor: uma vitrine mundial da cachaça. Além disso, promove pequenos produtores e dá uma oportunidade de apresentarem as marcas, firmarem contatos comerciais e expandirem os negócios.
Ao longo de quase três décadas de evento, a feira fez circular quase 500 milhões de reais em negócios. Mas o começo, não foi fácil. Aliás, foi exatamente a desorganização e a precariedade do setor que levou José Lúcio Mendes a investir na ideia do evento. “Você poder entrar em uma situação em que você pode fazer a diferença investindo e trabalhando é um desafio. Isso me instiga, isso vale a pena eu trabalhar“, lembra ele, que é o fundador da Expocachaça.
De acordo com José Lúcio Mendes, que é o entrevistado desta semana no Sala Antagonista, foi a exposição que impulsionou uma reorganização do setor e que trouxe outros atores importantes para mais próximo dos produtores. “A Expocachaça virou uma sala de reunião gigante onde se fazem muitos negócios“, resume.
Sala Antagonista
Todas as segundas-feiras, às 20h, no canal do YouTube de O Antagonista, Rodrigo Oliveira apresenta um novo episódio do Sala Antagonista, um bate-papo com personalidades e personagens do mundo dos negócios que estão mudando o panorama econômico nacional.
De onde vieram? Como enfrentaram os fracassos e as dificuldades no caminho? Quando entenderam que deveriam ajustar a rota ou insistir em uma aposta? Qual a ética de trabalho de pessoas e negócios que um dia foram comuns, mas se tornaram expoentes nos mais variados setores? Enfim, um mapa para quem quer entender sobre negócios ou se inspirar para saber como navegar neste universo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)