Nova onda de frio chega ao Brasil com ventos fortes e geadas
Início de semana é marcada por queda acentuada nas temperaturas e condições adversas no litoral do Sul e Sudeste do Brasil
No início desta semana, um ciclone extratropical localizado em alto mar deu origem a uma nova frente fria que avança sobre o território brasileiro. Embora este sistema não traga chuvas significativas, ele é responsável pela chegada de uma nova massa de ar polar que intensifica a queda das temperaturas em várias regiões do país, informou a Climatempo.
Região Sul: frio intenso e geadas
Uma nova massa de ar frio continua a manter as temperaturas em níveis muito baixos em toda a Região Sul. Há possibilidade de geadas em áreas como a Campanha Gaúcha, a Serra e os Vales do Rio Grande do Sul, além do centro e norte de Santa Catarina e sul do Paraná.
Além do frio, a passagem do ciclone extratropical no oceano resulta em mar muito agitado na costa, mas sem previsão de chuva para a região. As temperaturas devem permanecer baixas durante o dia, especialmente à tarde.
Região Sudeste: ventos fortes e madrugadas frias
A atuação de uma nova frente fria, combinada com um ciclone extratropical em alto mar, traz ventos intensos para a costa do Sudeste, além de reforçar o ar frio na região. Madrugadas e manhãs geladas são esperadas em São Paulo, Rio de Janeiro e nas cidades do sul de Minas Gerais.
O mar ficará agitado entre São Paulo e Rio de Janeiro, e o dia pode começar com muitas nuvens na Região dos Lagos. Chuva rápida é prevista no norte do Espírito Santo, enquanto Vitória terá tempo firme e temperaturas amenas.
Região Centro-Oeste: frio matinal e sol predominante
No Centro-Oeste, o sul de Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso podem amanhecer com temperaturas mais baixas, devido à entrada de uma nova massa de ar frio. O dia será ensolarado e com poucas nuvens em todo o Centro-Oeste, mas as temperaturas permanecem amenas durante a tarde. Não há previsão de chuva para a região.
Região Nordeste: chuvas passageiras no litoral
A maior parte do Nordeste não verá mudanças significativas nas condições climáticas. O vento úmido proveniente do mar traz algumas nuvens de chuva para o sul da Bahia e o litoral de Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.
No entanto, as pancadas de chuva devem ser passageiras, intercaladas com períodos de sol. Em Teresina e Fortaleza, o tempo será firme e quente, enquanto no Maranhão, a chuva poderá ocorrer à tarde, principalmente no litoral e no oeste do estado, sem grandes acumulados.
Região Norte: chuva e calor em várias áreas
A Região Norte do Brasil começa a semana com aumento na condição de chuva, especialmente no Amazonas, Roraima e Pará, onde o clima se mantém abafado. Em Manaus, Boa Vista e Santarém, as pancadas de chuva podem ocorrer durante a manhã.
No Amapá e no litoral do Pará, a chuva deve ser mais passageira à tarde. O dia começa com temperaturas mais amenas no sul de Rondônia e no Acre, mas esquenta ao longo do dia, sem previsão de chuva.
Alertas Meteorológicos Importantes
- Mar muito agitado no Sul e Sudeste: Ressaca entre Chuí (RS) e São Mateus (ES).
- Rajadas de vento forte: Velocidades entre 51 e 70 km/h no litoral do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e sul de São Paulo.
- Geadas: Campanha Gaúcha, Serra, Vales e nordeste do Rio Grande do Sul, centro-norte de Santa Catarina e sul do Paraná.
- Ventos moderados: Rajadas entre 40 e 50 km/h no litoral paulista, sul e litoral do Rio de Janeiro, sudoeste de Mato Grosso e litoral do Espírito Santo, além de várias áreas do Nordeste.
- Umidade do ar em níveis de alerta: Abaixo de 30% em diversas regiões, com níveis críticos abaixo de 20% no extremo norte de São Paulo, Triângulo Mineiro, oeste da Bahia e outras áreas.
- Chuva moderada: Esperada no extremo sul da Bahia.
- Pancadas de chuva fortes: Acompanhadas de raios e ventos entre 51 e 71 km/h no extremo norte do Amazonas, em Roraima, no noroeste do Pará e no Amapá.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)