Honda Civic VTi: Uma lenda dos anos 90 que ainda ecoa
Saiba mais sobre este lendário veículo de quinta geração.
O Honda Civic VTi de quinta geração se despediu do mercado há mais de 20 anos, mas o passar do tempo não extinguiu sua representatividade. A qualquer momento, esse modelo icônico pode surpreender com sua robustez e performance.
A aparência discreta da versão hatch escondia um verdadeiro esportivo, dotado de tecnologias impressionantes para a época. A quinta geração (EG) destacava-se pelo design fluido e a ausência de grade frontal, que contribuía para a sua eficiência aerodinâmica.
O Impacto do Honda Civic VTi
O baixo peso combinado com suspensões de braços sobrepostos nas quatro rodas resultava em um desempenho dinâmico excepcional. No coração do Civic VTi batia o motor B16A de 1,6 litro, um quatro cilindros que entregava impressionantes 160 cv – uma potência equiparável à de modelos muito maiores, como o Omega CD.
Qual é o segredo do VTEC?
O segredo desse desempenho estava no comando variável VTEC, que possuía dois perfis de acionamento das válvulas de admissão e escapamento. Este sistema permitia que o motor operasse de forma econômica em baixas rotações e revelasse todo seu potencial a partir das 4.500 rpm, atingindo até 8.200 rpm.
Desempenho impressionante
Com uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 8,5 segundos e uma velocidade máxima de 211 km/h, o Civic VTi se tornou uma referência em desempenho na década de 90. Enquanto outros esportivos nacionais da época lutavam para alcançar essas marcas, o VTi estabelecia novos padrões.
Mas não era apenas nos números que ele brilhava. O Civic VTi oferecia uma experiência de direção única e um conforto quase inigualável, mesmo quando comparado com veículos importados significativamente mais caros.
Honda Civic VTi em longa duração
Para comprovar sua durabilidade, o Civic VTi foi submetido ao teste de Longa Duração em 1993, e após 60.000 km, saiu-se com excelentes resultados. Moderno para os padrões da época, ele continua a impressionar, mantendo-se relevante até hoje.
O legado do Civic VTi
A sexta geração do Civic (EK) chegou ao Brasil em 1997, mas foi rapidamente substituída pela produção local do modelo sedã. Mesmo assim, foi a base para o primeiro Civic Type R, uma versão ainda mais esportiva.
Ficha Técnica – Civic VTi 1995
- Motor: 4 cilindros em linha de 1,6 litro, 160 cv a 7.600 rpm, 15,3 mkgf a 7.000 rpm
- Câmbio: manual de 5 marchas
- Dimensões: comprimento, 408 cm; largura, 169 cm; altura, 134 cm; entre-eixos, 257 cm; peso, 1.080 kg
- Desempenho: 0 a 100 km/h em 8,5 segundos, velocidade máxima de 211 km/h
O Honda Civic VTi permanece uma lenda dos anos 90, sendo reverenciado por entusiastas até hoje. Seu design atemporal e desempenho impressionante continuam a cativar aqueles que apreciam a verdadeira essência dos esportivos clássicos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)