Magazine Luiza reverte prejuízo e lucra R$ 37,4 milhões
Empresa argumenta que melhora teve impulso com aumento das vendas via PIX e a redução do prazo médio para compras sem juros
A Magazine Luiza anunciou resultados positivos para o segundo trimestre de 2024, revertendo um prejuízo de 198,8 milhões de reais registrado no mesmo período do ano passado para um lucro líquido recorrente de 37,4 milhões de reais.
É o terceiro trimestre consecutivo de lucros para a varejista. O lucro operacional, como medido pelo Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) ajustado da Magazine Luiza cresceu 62% em relação ao ano anterior, para 711 milhões de reais. A margem Ebitda ajustada subiu para 7,9%, aumento de 2,8 pontos percentuais.
A empresa creditou essa recuperação a iniciativas como o aumento das vendas via PIX e a redução do prazo médio para compras sem juros.
Desempenho das vendas: lojas e digital
A receita líquida da Magazine Luiza no segundo trimestre deste ano ficou em 9,01 bilhões de reais, uma alta de 5,1% em relação ao mesmo trimestre do ano passado. As vendas totais atingiram 15 bilhões de reais, 4% de crescimento em termos anuais.
As lojas físicas destacaram-se no trimestre, gerando 5 bilhões de reais em vendas, aumento de 14% em relação ao ano anterior. Além disso, houve avanço de 16% também nas vendas de lojas abertas há mais de um ano, representando o maior crescimento de vendas em mesmas lojas dos últimos quatro anos.
No cenário do e-commerce, as receitas alcançaram 10,8 bilhões de reais, com crescimento mais modesto, de 0,9%.
Expansão do Marketplace e geração de caixa
O marketplace da Magazine Luiza registrou 40% das vendas totais, totalizando 4 bilhões de reais e aumento anual de 4%, com 359 mil vendedores ativos. As receitas de serviços associadas à iniciativa também mostraram crescimento, superando 1 bilhão de reais e avanço de 11,2%.
A geração de caixa operacional da empresa atingiu 2,2 bilhões de reais nos últimos 12 meses, quase três vezes o total do ano anterior. A empresa defende que isso se deve à melhoria no desempenho operacional e à evolução do capital de giro, que cresceu 1 bilhão de reais em comparação ao segundo trimestre de 2023.
A Magazine Luiza encerrou junho com uma posição de caixa superior a 6,5 bilhões de reais e utilizou 2,1 bilhões de reais para quitar dívidas, zerando os débitos de curto prazo e alcançando um caixa líquido de 2 bilhões de reais ao final do trimestre.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)