Polícia desmonta quadrilha de estelionatários em Sorocaba
Polícia civil de São Paulo realiza operação no interior do Estado, na cidade de Sorocaba, e prende quadrilha de estelionatários.
A Polícia Civil de Sorocaba, no interior de São Paulo, prendeu duas mulheres na manhã desta quarta-feira, 7, durante uma operação contra um grupo de estelionatários. As vítimas possuem idades entre 60 e 75 anos e a quadrilha atua tanto em Sorocaba quanto em Cuiabá, no Mato Grosso.
De acordo com a investigação, o grupo é formado por pelo menos sete integrantes, incluindo as duas mulheres presas. A quadrilha atua de forma estruturada e organizada, cometendo crimes de estelionato, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. A Polícia Civil revelou que a organização criminosa tem uma divisão clara de tarefas na prática dos crimes.
Desdobramentos da Operação Contra Estelionatários em Sorocaba
A operação contra a quadrilha de estelionatários em Sorocaba revelou a existência de 30 vítimas apenas em Cuiabá. As vítimas foram abordadas em suas casas por membros da quadrilha, que simulavam a entrega de uma antena do programa do governo federal “Siga Antenado”.
O grupo criminoso usava essas abordagens para obter fotos e imagens dos documentos das vítimas. Com essas informações, realizavam contratações fraudulentas de empréstimos consignados, que eram descontados dos benefícios previdenciários das vítimas.
Como a Quadrilha Realizava os Golpes?
As contratações fraudulentas tinham prazos de até 84 meses, causando um prejuízo de mais de R$ 1,5 milhão às vítimas. A Polícia Civil conseguiu suspender os descontos indevidos nos benefícios de 30 vítimas, que estavam enfrentando dificuldades financeiras devido aos golpes.
- Simulação de entrega de antena do programa “Siga Antenado”
- Obtenção de fotos e imagens dos documentos das vítimas
- Fraudulentas contratações de empréstimos consignados
Quais as Consequências dos Crimes para as Vítimas?
As vítimas foram lesadas financeiramente e tiveram dificuldades para reorganizar suas vidas devido aos golpes. A Polícia Civil identificou que os criminosos usavam o lucro obtido com os estelionatos para adquirir bens de alto valor, que eram ostentados em redes sociais.
Os bens adquiridos com o dinheiro dos golpes incluem veículos, eletrônicos e outros itens luxuosos. Esses bens foram identificados durante a investigação e estão entre os alvos dos mandados de apreensão.
- Bens de alto valor adquiridos com lucro dos crimes
- Ostentação em redes sociais
Investigações da Polícia Civil
Os agentes da Polícia Civil cumpriram sete mandados de prisão preventiva, dez mandados de busca e apreensão domiciliar e 12 mandados de apreensão de bens, como celulares, documentos e cartões bancários. As mulheres foram presas nos bairros Jardim Montreal e Jardim Simus, em Sorocaba.
A operação contou com a participação da Delegacia Especializada de Estelionatos de Cuiabá, da Delegacia Seccional de Sorocaba e do 3° e 4° DP de Sorocaba. A colaboração entre as diferentes delegacias foi crucial para o sucesso da operação.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)