Volkswagen Transporter T7: A evolução da “Kombi do Século XXI”
O Volkswagen Transporter T7, com lançamento previsto para 2025, é a sétima geração da série VW Transporter. Disponível em diversas versões e motorizações, o T7 promete um interior moderno e funcionalidades melhoradas para utilização familiar ou empresarial.
É comum dizer que a minivan elétrica I.D. Buzz é a “Kombi do século XXI”. Essa ideia tem apelo, rende manchetes, mas não é lá muito precisa. Na verdade, quem descende diretamente das Kombis que conhecemos no Brasil é a linha Transporter, da Volkswagen Nutzfahrzeuge, divisão de veículos comerciais da marca alemã. Por isso, vale a pena entender um pouco mais sobre essa evolução fascinante.
A Volkswagen do Brasil produziu apenas as duas primeiras gerações da Kombi. Começou pela T1, conhecida como “Corujinha” (1957-1975), e esticou a vida da T2 “Clipper” até não poder mais (1976-2013). A produção só foi encerrada porque a T2 não podia receber os airbags, hoje obrigatórios pela legislação. Enquanto isso, na Alemanha, a linha Transporter continuou a evoluir.
Transporter T7: A nova geração da Kombi
As gerações T3 (1979), T4 (1990), T5 (2003), T6 (2016) e, mais recentemente, a T7 (2022) mostram o quão longe a Volkswagen chegou desde a icônica Kombi. Inicialmente, a T7 foi lançada apenas com o modelo Multivan, uma luxuosa minivan. Agora, a linha Transporter e Caravelle se atualizou para a T7.
Quais são as novidades da VW Transporter T7?
A T7 Multivan é construída sobre a plataforma MQB Evo, utilizada em modelos como Audi A3 Mk4 e VW Golf Mk8. No entanto, os novos Transporter e Caravelle têm uma origem diferente. Eles são baseados nos veículos comerciais Tourneo e Transit Custom, fabricados pela Ford Otosan, na Turquia.
- A parceria com a Ford resulta em veículos que compartilham muitas características.
- A linha de produção será na cidade turca de Kocaeli.
- A T7 Multivan continua sendo fabricada em Hanover, na Alemanha.
Quais são as versões e motorização disponíveis?
A sétima geração do VW Transporter será oferecida em quatro versões de carrocerias:
- Furgão simples: Para transporte de mercadorias.
- Furgão Plus: Com espaço de carga reduzido para abrigar uma segunda fileira de assentos.
- Kombi: Para transporte de passageiros.
- Picape cabine dupla: Com entre-eixos alongado.
Os modelos também podem vir com teto alto e entre-eixos longo. A motorização é variada, incluindo versões turbodiesel (110 cv, 150 cv e 170 cv), híbridas plug-in (eHybrid) com 232 cv e totalmente elétricas (136 cv, 218 cv e 286 cv).
Como é o interior da nova Transporter T7?
As inovações internas são notáveis:
- Partida por botão ao lado do quadro de instrumentos digital de 12”.
- Tela multimídia de 13”.
- Faróis e lanternas traseiras de LEDs, volante multifuncional.
- Assistente de manutenção de faixa e sistema de frenagem de emergência.
Até a alavanca de freio de mão foi substituída por uma tecla no centro do painel, oferecendo mais espaço na cabine.
Dimensões e capacidade de carga
As versões standard dos novos Transporter têm 5,05 m de comprimento e entre-eixos de 3,10 m, com uma opção de entre-eixos alongado em 40 cm. A largura máxima entre os arcos das rodas aumentou, permitindo que paletes europeus sejam acomodados facilmente.
No Transporter com entre-eixos normal, o assoalho do compartimento de carga mede 2,60 m de comprimento; já com entre-eixos alongado, o comprimento do espaço de carga cresce para 3 metros. O volume de armazenamento é de 5,8 metros cúbicos nas versões com entre-eixos normal, chegando até 9 metros cúbicos nas com entre-eixos longos e teto alto.
Quando será lançada a VW Transporter T7?
Os Transporter T7 serão lançados na Alemanha no início de 2025. O furgão terá preços a partir de 36.780 euros (aproximadamente R$ 225.800) e a picape cabine dupla custará 39.130 euros (cerca de R$ 240.200).
Com todas essas inovações, a Volkswagen Transporter T7 promete continuar a tradição da Kombi, evoluindo para atender às necessidades modernas.
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