Citroën apresenta o novo Basalt na Índia
O próximo SUV cupê Basalt da Citroën, com lançamento previsto para 2024 na Índia e na América do Sul, oferece um vislumbre dos planos da marca
A marca francesa Citroën revelou recentemente o Basalt na Índia, um SUV cupê que amplia a família C-Cubed, já conhecida pelos modelos C3 e C3 Aircross. O novo modelo, que deve chegar ao Brasil em 2024, promete trazer várias melhorias em comparação com seus antecessores nacionais. Entre as novidades, destacam-se mudanças nos comandos e a expectativa de uma maior modernização do interior.
Novidades no Citroën Basalt na Índia
Para os consumidores indianos, o Citroën Basalt trouxe uma série de inovações. Uma das mais notáveis é o reposicionamento dos comandos dos vidros elétricos traseiros, que agora estão nas portas em vez do console central. Isso facilita o uso e melhora a ergonomia para os passageiros.
Além disso, o Basalt exibido na Índia conta com comandos do ar-condicionado com mostradores digitais. Ainda não está confirmado se a unidade terá ar-condicionado automático ou apenas a exibição digital das informações, mas a aparência é certamente superior aos comandos mecânicos dos modelos C3 e C3 Aircross fabricados no Brasil.
Quais são as configurações do Citroën Basalt?
A Citroën Índia ainda não divulgou todas as configurações do Basalt, mas a imprensa local especula que os preços partirão de aproximadamente 1.100.000 rúpias indianas, o que equivale à cerca de R$ 75 mil. Em termos de motorização, o Basalt indiano estará disponível com motores 1.2 a gasolina, tanto turbo quanto aspirado, com potências variando entre 82 cv e 110 cv.
Outra diferença significativa é a oferta de câmbio manual, algo que não encontramos nos modelos brasileiros. O motor aspirado virá com uma caixa de 5 marchas, enquanto o turbo terá 6 velocidades e a opção de câmbio automático com o mesmo número de relações.
O Citroën Basalt chegará ao Brasil em 2024?
O novo SUV-cupê da Citroën está previsto para ser lançado no Brasil até o final deste ano. O modelo vai compartilhar muitas peças com o C3 Aircross e será posicionado como o mais caro dos três da família C-Cubed. Feito com a mesma plataforma CMP, o Citroën Basalt usará os mesmos motores e componentes que seus irmãos menores.
Para o mercado brasileiro, o Basalt contará exclusivamente com o motor 1.0 turbo de até 130 cv de potência quando abastecido com etanol. A transmissão será automática do tipo CVT com 7 marchas simuladas. Essa configuração é a mesma do C3 Aircross, garantindo desempenho e economia de combustível.
O que mais esperar do Citroën Basalt no Brasil?
Além das mudanças de motorização, a versão brasileira do Citroën Basalt terá algumas diferenças visuais. Em comparação com o conceito revelado em março, a produção final trouxe alterações como peças plásticas nas caixas de rodas, que perderam o acabamento em preto brilhante, e rodas menores, aparentemente de 17 polegadas, ainda de liga leve e diamantadas.
Outras características incluem faróis de LED com projetor e lanternas traseiras com lâmpadas halógenas, diferindo dos LEDs presentes no conceito. A expectativa é que o SUV venha equipado também com seis airbags, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa e monitor de pressão dos pneus, tornando-se uma opção robusta e segura para o mercado brasileiro.
Com essas novidades, a Citroën visa corrigir algumas das críticas recebidas pelos modelos nacionais e oferecer uma experiência de condução mais moderna e confortável para os consumidores brasileiros. Agora, todos os olhos estão voltados para o lançamento oficial do Basalt, que já gera grande expectativa no mercado automotivo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)