Espanha tem aumento exponencial no turismo em 2024
O crescimento recorde do turismo na Espanha em 2024 gera impactos e desafios: descontentamento local, pressão imobiliária e desafios ambientais se contrapõem ao crescimento econômico.
O número de turistas estrangeiros na Espanha saltou 13% no primeiro semestre de 2024, colocando o país no caminho para outro ano recorde em números de visitantes, apesar do crescente descontentamento com o impacto da indústria do turismo em algumas áreas turísticas. Segundo a agência de dados INE, cerca de 42,5 milhões de turistas internacionais chegaram à Espanha até o final de junho, com o mês de junho sozinho registrando um aumento de 12%, totalizando 9 milhões de visitantes.
Este crescimento acelera significativamente o ritmo para que 2024 supere o recorde histórico do ano passado, quando a Espanha recebeu 85 milhões de turistas, superando os níveis pré-pandemia. Entretanto, nas principais áreas turísticas como Mallorca, Barcelona e Ilhas Canárias, há um aumento na inquietação sobre o influxo de turistas e o impacto nos custos de habitação. Isso tem levado à organização de diversos protestos locais.
A Sagrada Família e a Emergência Hídrica
Barcelona também enfrenta dificuldades com a escassez hídrica, exacerbada pelo aumento de turistas. Não é raro ver visitantes tirando selfies ao lado de sinais na Basílica da Sagrada Família que alertam sobre a grave seca no nordeste da Espanha e pedem economia de água. Em 27 de março de 2024, a Catalunha declarou estado de emergência devido aos baixos níveis dos reservatórios.
Em julho, um grupo de ativistas anti-turismo em Barcelona fez manchetes ao esguicharem pistolas de água em visitantes estrangeiros, enquanto gritavam slogans como “turistas, vão para casa”. Este aumento no sentimento anti-turismo gera um debate contínuo sobre os pros e contras do setor na economia local.
Qual é o Impacto Econômico do Turismo na Espanha?
De acordo com dados divulgados na sexta-feira, os turistas gastaram na Espanha incríveis 12,3 bilhões de euros em junho, um aumento de 17% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Este aumento no gasto ajudou a impulsionar o crescimento econômico do país, mas também trouxe desafios para o governo ao tentar encontrar um equilíbrio entre os interesses turísticos e locais.
Observou-se também que um número crescente de turistas está optando por ficar em apartamentos alugados. O número de visitantes que escolheram este tipo de acomodação aumentou 30% no primeiro semestre do ano, enquanto aqueles que ficaram em hotéis aumentaram em 11%.
Como o Governo Espanhol Pode Equilibrar Turismo e Interesse Local?
Este aumento significativo no turismo desafia o governo espanhol a encontrar métodos eficazes para equilibrar os interesses dos locais e do setor turístico. Um dos pontos conflitantes é o aumento nos custos de habitação, impulsionados pela alta demanda por acomodações turísticas temporárias.
Além de ajustes na política de aluguéis, há uma necessidade crescente de campanhas de conscientização sobre o uso responsável dos recursos. A seca na Catalunha destaca a urgência de medidas sustentáveis para garantir a disponibilidade de água tanto para moradores quanto para turistas.
- Crescimento no turismo: 42,5 milhões de visitantes no primeiro semestre de 2024.
- Gasto dos turistas: 12,3 bilhões de euros em junho de 2024.
- Aumento de acomodações alugadas: 30% mais turistas escolheram apartamentos alugados.
Em resumo, enquanto a indústria do turismo continua a prosperar na Espanha, cresce também o desafio de manter um equilíbrio entre os benefícios econômicos e os impactos sociais e ambientais, uma tarefa que exigirá políticas inovadoras e um esforço concentrado de todas as partes envolvidas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)