Valdileia Martins faz história e vai à final do salto em altura
Brasileira igual a recorde nacional com salto de 1,92m, mas torce tornozelo e deixa dúvidas para a final que acontece domingo, 4
No primeiro dia das competições de atletismo dos Jogos Olímpicos Paris 2024, Valdileia Martins, do Brasil, brilhou e garantiu sua vaga na final do salto em altura. Diante do Stade de France lotado, nesta sexta-feira, 2, Valdileia alcançou a marca de 1,92m, igualando o recorde brasileiro e sua melhor marca pessoal. Com essa performance, ela se classificou entre as 13 finalistas.
No entanto, a atleta toceu tornozelo esquerdo quando Valdileia tentava saltar 1,95m. A lesão deixou sua participação na final, marcada para o próximo domingo, 4, em dúvida.
“Eu estava treinando super bem. Antes de eu viajar para cá na segunda-feira, eu fiz um treino e quebrei o recorde em treinamento, saltei 1,93 m, então eu estava realmente pronta para o resultado. Era acreditar no meu potencial e não ficar nervosa por ser uma competição tão grande, com público muito grande. Isso poderia interferir no resultado, mas eu entrei na prova com a cabeça muito boa, eu estou muito bem mentalmente este ano. Então, se não passei de primeira, passava de segunda. No 1,95 m, coloquei um pouco mais de força do que deveria e acabei torcendo o meu pé“, detalhou Valdileia, em depoimento à Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
Segundo nota da CBAt, após avaliação com o médico André Guerreiro, a atleta iniciou um tratamento intensivo com medicamentos e fisioterapia para se recuperar da entorse no tornozelo e saltar na final. Segundo o especialista, Valdileia apresenta dor no local e edema moderado.
Desempenho do Time Brasil no primeiro dia de atletismo
Além de Valdileia, outros atletas brasileiros competiram nesta manhã de sexta-feira. No decatlo, José Fernando Ferreira participou das três primeiras provas: 100m, salto em distância e arremesso de peso. Ao final dessas provas, Ferreira acumulou 2.536 pontos, posicionando-se na 16ª colocação geral. Ele ainda compete nos 400m e no salto em altura na sequência do dia.
Nos 100m feminino, as representantes brasileiras não avançaram para as semifinais. Vitória Rosa completou a prova em 12.02 segundos, terminando na 68ª posição, enquanto Ana Carolina Azevedo cravou 11.32 segundos, ficando na 35ª colocação.
Após a prova dos 100m, Ana Carolina Azevedo comentou sobre sua performance. “Na saída, a nigeriana queimou a largada e, no segundo tiro, fiquei um pouco insegura. Fiz minha prova o melhor que pude, mas infelizmente não consegui avançar para a semifinal”, disse a atleta.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)