Crusoé: o brasão de mercenários russos nas forças de segurança de Maduro
Vídeo compartilhado nas redes sociais indica a presença da milícia russa Wagner junto às forças de Maduro na Venezuela nesta semana
Um vídeo compartilhado nas redes sociais indica a presença da milícia russa Wagner na Venezuela nesta semana.
O conteúdo mostra membros da Guarda Nacional Bolivariana e ao menos um soldado que porta em sua manga o brasão do Grupo Wagner. Ele contém um crânio sob uma mira.
Apenas um homem de cabelo grisalho e não identificado fala no vídeo. A única parte audível de seus comentários diz: “a única estátua de Chávez”.
Provavelmente, se trata de uma referência às estátuas do ex-ditador Hugo Chávez que têm sido derrubadas pelos manifestantes pró-democracia desde a fraude eleitoral do domingo, 28 de julho.
As autoridades eleitorais, submissas ao chavismo, declararam a reeleição de Nicolás Maduro por mais cinco anos com 51% dos votos. Apuração própria da oposição aponta vitória de seu candidato, Edmundo González, por pouco menos de 70% dos votos.
Desde então, segue uma onda de repressão do regime aos manifestantes nas ruas.
O vídeo com o suposto mercenário do Wagner, ou ao menos relatos da presença do grupo na Venezuela, foram compartilhados no X por analistas de assuntos internacionais e militares. Dentre eles, os americanos Jason Jay Smart e Anne Applebaum, e o ucraniano Anton Gerashchenko.
A ferramenta de verificação de imagens e vídeo InVID, desenvolvida por iniciativa da União Europeia, indica que o vídeo foi criado em 31 de julho.
Esta não seria a primeira vez que o Grupo Wagner coopera com a ditadura de Nicolás Maduro. Em 2019, como noticiou a agência de notícias Reuters na época, integrantes da milícia russa foram à Venezuela a serviço de proteção a Maduro.
O Wagner também está presente em operações em ao menos seis de países da África.
Leia também: O tio Putin quer você na África a serviço dos russos
Apesar de ligado aos interesses do Kremlin,…
Leia mais em Crusoé
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)