Lucro da Gerdau cai para menos da metade no 2º trimestre
Queda foi de 55,9% na comparação com o segundo trimestre de 2023. Companhia aponta para queda de preços e competição com aço importado
A fabricante de aço registrou lucro de 945 milhões de reais no segundo trimestre de 2024, o equivalente a uma queda de 55,9% na comparação com o mesmo período de 2023, quando a linha totalizou 2,143 bilhões de reais. .
De acordo com a empresa, o resultado foi impactado pela pressão sobre os preços e volumes, além da concorrência com o produto importado.
“A indústria do aço continua enfrentando o excesso de oferta no mercado global, causando aumento no fluxo das exportações e importações, além de gerar pressão nos preços internacionais, ao passo que o crescimento econômico global permanece estável. No Brasil, a alta penetração de produtos importados continua afetando o volume de vendas no mercado doméstico dado que o sistema de cotas implementado pelo MDIC (Ministério do Desenvolvimento e Comércio) ainda não apresentou impacto relevante para o mercado interno de aço no 2T24“, explicou a Gerdau em documento.
O Ebitda (Lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, na sigla em inglês) ajustado da companhia ficou em 2,624 bilhões de reais para o período, uma queda de 30,8% na comparação anual. A margem Ebitda ajustada recuo 5 pontos percentuais para 15,8%,
A receita líquida para o perído caiu 16,616 bilhões de reais, ou 9% a menos que a obtida no segundo trimestre do ano passado, refletindo preços e volumes menores.
As despesas com vendas, gerais e administrativas recuaram em 5,6% no ano, para 531 milhões de reais, em uma espécie de efeito colateral positivo da queda nas vendas.
O resultado financeiro foi negativo em 597 milhões de reais, com o impacto da desvalorização do real frente ao dólar que, segundo a Gerdau, afetou operações no exterior, e aos ajustes por inflação sobre os itens não monetários das controladas na Argentina. O número representa uma piora de 25,6% contra o trimestre imediatamente anterior e de 41,2% ano contra ano.
A dívida líquida sobre Ebitda ajustado finalizou o trimestre em 0,53 vez, com a dívida bruta em 12,581 bilhões de reais (+14% trimestre contra trimestre).
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)