Governo arrecada R$17 bi com leilão de petróleo
Foram comercializados 37,5 milhões de barris de petróleo, produzidos nos campos de Mero e Búzios, no pré-sal
O governo federal pretende arrecadar até R$ 17 bilhões por meio de um leilão de petróleo, realizado nesta quarta-feira, 31, em São Paulo. As estimativas são da Pré-Sal Petróleo (PPSA) e a venda teve como vencedoras a Petrobras e as duas chinesas CNOOC e PetroChina.
Foram comercializados 37,5 milhões de barris de petróleo, produzidos nos campos de Mero e Búzios, no pré-sal. Segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o leilão teve a maior concorrência da história da PPSA, maior arrecadação futura e maior valor pago pelo petróleo da União.
A Petrobras venceu dois lotes, enquanto as chinesas venceram os outros dois. No primeiro lote, a Petrobras levou 12 milhões de barris de petróleo que serão produzidos pela plataforma do tipo FPSO Guanabara, no campo de Mero.
A oferta foi de Brent datado menos 1,85 dólar por barril, versus valor mínimo de menos 4,40 dólares o barril. O Brent datado é uma referência futura internacional publicada diariamente na Platts.
A petroleira estatal levou ainda o quarto lote, de 2,5 milhões de barris de petróleo, a serem produzidos por cinco FPSOs no campo de Búzios, após uma disputa em viva voz com a brasileira PRIO e a chinesa CNOOC.
No quarto lote, a Petrobras venceu com uma oferta de Brent datado menos 1,85 dólar por barril, versus valor mínimo de menos 4,25 dólares o barril.
A Petrobras também chegou a disputar em viva voz os dois demais lotes, antes de perder para as duas chinesas.
A CNOOC venceu o segundo lote, também de 12 milhões de barris de petróleo, da plataforma FPSO Sepetiba, no campo de Mero, por Brent datado menos 1,59 dólar por barril, versus valor mínimo de menos 4,40 dólares o barril. .
Já a PetroChina venceu o terceiro lote, de 11 milhões de barris de petróleo, a serem produzido nas plataformas FPSO Duque de Caxias e Pioneiro de Libra, por Brent datado menos 1,35 dólar por barril, versus valor mínimo de menos 4,40 dólares o barril.
A PPSA é responsável por comercializar o petróleo da União produzido a partir dos contratos de partilha de produção em campos do pré-sal.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)