Macri espera que Lula “não permaneça calado” sobre Maduro
"Os venezuelanos e muitos líderes da América Latina e do mundo esperam sua palavra neste momento difícil", disse o ex-presidente da Argentina
Maurício Macri, ex-presidente da Argentina, afirmou nesta segunda-feira, 29, esperar que Lula (PT) “não permaneça calado” sobre a fraude eleitoral promovida pelo regime chavista do ditador venezuelano Nicolás Maduro no domingo, 28.
“Espero que o presidente Lula, a quem, apesar de nossas diferenças ideológicas, considero um democrata, não permaneça calado. O que está acontecendo na Venezuela atenta contra a democracia e há um enorme risco que esta ditadura perdure em nossa região. Os venezuelanos e muitos líderes da América Latina e do mundo esperam sua palavra neste momento difícil”, escreveu Macri no X, antigo Twitter.
Ainda segundo o CNE, que é aparelhado pelo chavismo, o candidato da oposição, Edmundo González, teria obtido apenas 44,2% dos votos.
A apuração dos resultados foi marcada por indícios de irregularidades.
Lula e o Itamaraty fazem cálculos
Como mostrou Crusoé, o governo Lula está tendo de fazer cálculos cuidadosos para processar a divulgação dos resultados eleitorais na Venezuela.
A estratégia tem sido a de não criticar a ditadura de Nicolás Maduro diretamente e, ao mesmo tempo, cobrar dele que prove a sua vitória.
Segundo a nota do Itamaraty, o Brasil está “acompanhando com atenção o processo de apuração”. É como se o processo ainda não tivesse sido concluído.
“O governo brasileiro saúda o caráter pacífico da jornada eleitoral de ontem na Venezuela e acompanha com atenção o processo de apuração. Reafirma ainda o princípio fundamental da soberania popular, a ser observado por meio da verificação imparcial dos resultados. Aguarda, nesse contexto, a publicação pelo Conselho Nacional Eleitoral de dados desagregados por mesa de votação, passo indispensável para a transparência, credibilidade e legitimidade do resultado do pleito.”
O Conselho Nacional Eleitoral (CNE), contudo, já deu que Maduro saiu-se vencedor.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)