Trens na França sofrem ataques coordenados horas antes da abertura das Olimpíadas de Paris
Pelo menos cinco ataques foram registrados, atingindo os departamentos de Eure-et-Loir, Yonne, Meurthe-et-Moselle, Meuse e Pas-de-Calais.
Horas antes da Cerimônia de Abertura das Olimpíadas de Paris 2024, o sistema de trens de alta velocidade, o TGV, foi alvo de ataques coordenados com a intenção de paralisar a rede.
A companhia ferroviária SNCF confirmou que incêndios deliberados foram provocados para danificar as instalações da rede ferroviária, causando um verdadeiro caos no transporte público francês.
Pelo menos cinco ataques foram registrados, atingindo os departamentos de Eure-et-Loir, Yonne, Meurthe-et-Moselle, Meuse e Pas-de-Calais.
Segundo a SNCF, cabos foram “cortados e depois queimados“, o que exige um trabalho minucioso de reconexão de cada fio, levando tempo para reparar os danos.
Ataques afetam linhas de trens as vésperas da abertura das Olimpíadas de Paris 2024
Na manhã desta sexta-feira, várias linhas de trem foram suspensas em Paris como consequência dos atos de vandalismo ocorridos na noite anterior.
As linhas afetadas incluem LGV Atlantique, Nord e Est, enquanto a linha TGV Sud-Est permaneceu operacional.
As interrupções estão previstas para durar todo o fim de semana, a fim de permitir os reparos necessários.
De acordo com a SNCF, mais de 800 mil passageiros serão impactados pelas interrupções, sendo 250 mil somente nesta sexta-feira.
O incidente ocorreu justo no dia da cerimônia de abertura das Olimpíadas, aumentando a frustração e os transtornos para turistas e residentes.
Resposta dos Serviços de Inteligência
Os serviços de inteligência franceses foram mobilizados para investigar a origem desses atos de vandalismo.
O primeiro-ministro Gabriel Attal expressou lamentação nas redes sociais e afirmou que “os nossos serviços de inteligência e as nossas autoridades policiais estão mobilizados para encontrar e punir os autores destes atos criminosos“.
A ministra do Esporte, Amélie Oudéa-Castera, condenou aqueles que buscam “sabotar” os Jogos de Paris.
Em entrevista à BFMTV, ela declarou:
“Estes são os Jogos de atletas que sonham com eles há anos e que lutam pelo Santo Graal de subir a estes pódios e vamos garantir isso para eles!”.
Impacto para os passageiros e resposta da SNCF
O CEO da SNCF, Jean-Pierre Farandou, expressou sua tristeza pelo ocorrido:
“Através da SNCF, é uma parte da França que foi atacada e é o povo francês que foi atacado. Hoje é um dia de tristeza“, lamentou ele.
A empresa trabalha incansavelmente para restaurar os serviços o mais rápido possível e minimizar os inconvenientes para os passageiros.
Desfecho para as Olimpíadas de Paris dos ataques as linhas de trens
A pergunta que todos se fazem é: quem são os responsáveis por esses ataques e qual será o desfecho dessa situação?
Enquanto os investigadores trabalham para identificar os culpados, as autoridades francesas prometem medidas severas.
Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 começam com um contratempo significativo no sistema de transporte, mas a determinação de atletas, autoridades e da população francesa indica que os Jogos continuarão, apesar dos desafios.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)