Incêndios criminosos interrompem linhas de alta velocidade e causam caos em Paris
Incêndios criminosos danificam linhas ferroviárias e afetam milhares de passageiros, complicando a abertura dos Jogos Olímpicos
A França está em alerta máximo horas antes da cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris devido a vários atos de sabotagem que afetaram as linhas Atlantique, Nord e Est do TGV. A companhia ferroviária francesa, SNCF, relatou vários incêndios criminosos que danificaram estruturas das linhas de alta velocidade.
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Os atos maliciosos simultâneos causaram grandes perturbações na circulação dos trens de alta velocidade. A SNCF está desviando alguns trens para linhas convencionais, mas muitos outros estão sendo cancelados. A linha sudeste do TGV não foi afetada.
Equipes da SNCF Réseau já estão no local realizando diagnósticos e iniciando os reparos, mas a situação deverá durar pelo menos todo o fim de semana. Os clientes estão sendo informados por SMS sobre o status de seus trens.
“Atos de sabotagem coordenada”
A SNCF aconselha todos os viajantes a adiarem suas viagens e a não se dirigirem às estações, ressaltando que todos os bilhetes podem ser trocados e reembolsados.
Os ataques, descritos como “atos de sabotagem coordenada”, ocorreram poucas horas antes da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos. O ministro dos Transportes, Patrice Vergriete, e a ministra dos Esportes, Amélie Oudéa-Castéra, confirmaram que os incêndios foram deliberadamente provocados para danificar as instalações e que os ataques são um ato contra a França e os Jogos Olímpicos.
O contexto de segurança na França está extremamente tenso devido às ameaças de grupos extremistas islâmicos, como o Estado Islâmico e a Al-Qaeda, que veem os Jogos Olímpicos como um alvo simbólico e altamente visível. A possibilidade de que esses ataques sejam parte de uma tentativa de desestabilizar o evento é alta, considerando a coincidência com a abertura dos Jogos e as medidas de segurança reforçadas, incluindo a mobilização de 45.000 policiais, 10.000 soldados e 2.000 agentes de segurança privada.
Jean-Pierre Farandou, CEO da SNCF, informou que cerca de 800 mil passageiros foram afetados pelos ataques. A SNCF está trabalhando para minimizar os impactos, mas espera-se que as interrupções continuem até segunda-feira.
Os passageiros que aguardavam na estação Montparnasse enfrentaram atrasos de até duas horas. Muitos se mostraram frustrados com a situação, mas entendem a necessidade das medidas de segurança. “Esperávamos um pouco de caos em Paris com a cerimônia de abertura hoje à noite, mas não pensamos que seria tão grave”, disse uma passageira que planejava viajar para Bretagne.
A Eurostar também anunciou atrasos e cancelamentos devido ao problema com o fornecimento de energia na França, resultante dos atos de vandalismo. A empresa aconselhou os viajantes a adiarem suas viagens.
As autoridades continuam investigando os ataques e reforçaram a segurança nas principais estações de trem da capital para garantir a segurança dos viajantes e das delegações olímpicas.
Entenda o TGV: O Trem de Alta Velocidade da França
O TGV, ou Train à Grande Vitesse, é o trem de alta velocidade operado pela SNCF (Société Nationale des Chemins de fer Français). Lançado em 1981, o TGV é conhecido por sua capacidade de atingir velocidades superiores a 300 km/h, permitindo viagens rápidas entre grandes cidades francesas e países vizinhos.
Projetado para alta velocidade, o TGV utiliza um design aerodinâmico, trilhos dedicados e sistemas de sinalização avançados. Em 2007, o TGV alcançou um recorde de velocidade de 574,8 km/h. A rede de linhas TGV conecta Paris a cidades como Lyon, Marselha, Lille, Bordeaux e Estrasburgo, além de destinos internacionais na Bélgica, Alemanha, Suíça, Itália e Espanha.
Os trens TGV são equipados com assentos confortáveis, serviço de bordo, Wi-Fi e tomadas elétricas. As estações de trem, geralmente localizadas no centro das cidades, facilitam o acesso e reduzem o tempo total de viagem em comparação com aeroportos.
O TGV também desempenha um papel importante no desenvolvimento econômico regional e oferece uma alternativa de transporte mais sustentável em comparação com o transporte aéreo e rodoviário. No entanto, a manutenção da infraestrutura de alta velocidade é complexa e cara, e a competição com companhias aéreas de baixo custo e transporte rodoviário é um desafio constante.
A SNCF continua a investir na expansão e modernização da rede TGV para melhorar a conectividade e o desempenho. Projetos como o TGV Océane e o TGV Méditerranée buscam aprimorar a infraestrutura e a eficiência do serviço.
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