Mercado aposta em alta da Selic em setembro após IPCA-15
Prévia da inflação ficou bem acima do esperado por economistas e preocupou os investidores com a robustez do processo deflacionário
Os investidores estão precificando 100% de probabilidade de uma alta de 0,25 ponto percentual na taxa básica de juros na reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) em setembro. O colegiado se reúne na semana que vem, mas a expectativa é de manutenção da Selic em 10,50% ao ano.
As aposta em uma correção altista para os juros tem sido impulsionado pela depreciação do câmbio nas últimas semanas, o que pressiona as expectativas para os preços no país. A divulgação do IPCA-15 nesta quinta-feira, 25, mais forte que o antecipado por economistas e analista também ajudou o movimento.
A curva de juros futuros chegou a avançar 20 pontos base nos vencimentos intermediários, com a prévia da inflação oficial. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o indicador de julho ficou em 0,30%, contra 0,39% da leitura mensal anterior. O consenso de mercado esperava algo em torno de 0,22% para o período.
A maior variação altista no índice (1,12%) e o maior impacto (0,23 ponto percentual) vieram do grupo Transportes, puxado pelo avanço nos preços das passagens aéreas (19,21%).
O Ibovespa, principal índice acionário do país, registrou a terceira queda consecutiva e encerrou a quinta-feira, 25, em baixa de 0,37%, aos 126 mil pontos. O indicador sentiu a pressão nas ações do setor imobiliário e financeiro com a alta das taxas de juros futuras.
As três principais contribuições positivas para o Ibovespa ficaram com as ações de Eletrobras (+0,86%), Gerdau (+2,06%) e Hapvida (+2,03%). Na ponta oposta, 58 dos 86 papéis que compõem o índice puxara o indicador para o lado negativo. Weg (-1,50%), Brasdesco (-1,59% PN; -1,23% ON) e Sabesp (2,78%) foram as principais detratoras da sessão.
Na noite desta quinta-feira, 25, os investidores ainda acompanham a divulgação de mais resultados corporativos, com a publicação dos balanços de Hypermarcas, Multiplan e Vale.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)