Estado Islâmico amplia recrutamento de adolescentes via TikTok
Muitos adolescentes estão sendo recrutados através de plataformas de redes sociais como o TikTok, arrastados através de algoritmos para “bolhas” online onde os recrutadores jihadistas podem entrar em contato
Segundo levantamentos recentes, quase dois terços das detenções ligadas ao Estado Islâmico na Europa nos últimos nove meses foram de adolescentes.
O estudo de 27 ataques ligados ao Isis ou tentativas interrompidas desde outubro revelou que dos 58 suspeitos, 38 tinham idades entre os 13 e os 19 anos.
Dados da Europol mostram também que “o número de ataques e tentativas de ataques mais do que quadruplicou” desde 2022.
O aumento no recrutamento de jovens radicais para a realização de atos terroristas ocorre num momento em que as autoridades de segurança europeias e americanas expressam preocupações relativamente a uma reconstituição do grupo terrorista Estado Islâmico.
De janeiro a junho de 2024, o Isis reivindicou 153 ataques no Iraque e na Síria. A este ritmo, o ISIS está a caminho de mais do que duplicar o número total de ataques que reivindicou em 2023″, declarou o Comando Central dos Estados Unidos
Os Jogos Olímpicos em Paris, que começam na sexta-feira, 26 de julho, foram especificamente ameaçados pelo Isis-K, o Estado Islâmico em Khorasan, uma afiliada ativa do Isis proveniente da Ásia Central.
O grupo construiu uma presença notável na Turquia nos últimos três anos. Só em 2023, 426 suspeitos do Isis-K foram detidos em 122 operações, de acordo com a agência de inteligência turca MIT. A chamada “ameaça terrorista dirigida” se tornou uma preocupação maior nos últimos 18 meses, sendo o Isis-K o grupo mais poderoso sob escrutínio.
Dos 27 complôs ou ataques examinados por Neumann, dois envolveram visivelmente adolescentes visando os Jogos Olímpicos deste verão.
No final de maio, os procuradores franceses indiciaram um homem de 18 anos de origem chechena por “associação criminosa terrorista”, nomeadamente visando espectadores na cidade de Saint-Étienne durante os Jogos Olímpicos, de acordo com um comunicado de Lise Jaulin, porta-voz da promotoria antiterrorista da República Francesa.
Cerca de quinze dias antes, dois homens, de 15 e 18 anos, foram presos no nordeste e no sul da França por planejarem um ataque terrorista, cujo alvo não era claro, disse o comunicado.
Em abril, acrescentou, um jovem de 16 anos do departamento de Haute-Savoie, no sudeste da França, foi preso por supostamente pesquisar como fazer um cinto de explosivos e morrer como mártir do Isis, possivelmente visando as Olimpíadas, segundo o comunicado.
Terroristas no TikTok
O acesso dos jovens a espaços e meios de comunicação extremistas online é um problema significativo para as autoridades de segurança. Grupos como o Isis-K têm como alvo específico de manipulação jovens adolescentes. Quem pensaria em um garoto de 13 anos como um terrorista? Eles passam despercebido.
Peter Neumann, professor de Estudos de Segurança no King’s College London explica que muitos adolescentes estavam sendo recrutados através de plataformas de redes sociais como o TikTok, arrastados através de algoritmos para “bolhas” online onde os recrutadores jihadistas podem entrar em contato.
“Isis-K é de longe a parte mais ambiciosa e agressiva do Isis neste momento”, disse ele, acrescentando que isto significava que o grupo poderia planejar conspirações maiores e mais complexas com vários agressores, ao mesmo tempo que faz “muitos recrutas pescando pessoas na internet.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)