Em discurso sobre sua desistência, Biden falará em ‘defesa da democracia’
Casa Branca divulgou excertos de pronunciamento que o presidente dos EUA fará na noite desta quarta-feira, 24 de julho
A Casa Branca divulgou nesta quarta-feira, 24 de julho, excertos do pronunciamento que o presidente dos EUA, Joe Biden, fará às 21h de hoje, no horário de Brasília, sobre sua desistência de concorrer à reeleição.
O democrata anunciou que estava saindo da disputa no último domingo, 21, depois de um péssimo desempenho no debate contra o republicano Donald Trump no mês passado e da pressão de integrantes da cúpula do partido para que ele saísse.
No discurso —que deve durar cerca de 10 minutos e será transmitido diretamente do Salão Oval da Casa Branca—, Biden dirá que “a defesa da democracia é mais importante do que qualquer título”.
“Recebo forças e encontro alegria em trabalhar PARA o povo americano. Mas esta tarefa sagrada de aperfeiçoar a nossa União não é sobre mim. É sobre você. Suas famílias. Seu futuro. É sobre ‘Nós, o Povo’”, afirmará o presidente, de acordo com os trechos divulgados pela Casa Branca.
“O que há de melhor na América está aqui: reis e ditadores não governam. As pessoas fazem. A história está em suas mãos. O poder está em suas mãos. A ideia da América está em suas mãos”, diz outro trecho do pronunciamento de Biden,
Crise de confiança
“A candidatura de Biden enfrentou uma crise de confiança por parte dos democratas após o seu debate desastroso contra Trump há quase um mês, em que [o presidente] falou de forma hesitante, parecia pálido e não conseguiu refutar os ataques do seu antecessor”, escreve a agência de notícias Associated Press.
“Isso desencadeou um motim dentro do seu partido, [com dúvidas] não apenas sobre se ele seria capaz de derrotar Trump em novembro, mas também se, aos 81 anos, ainda estava apto a exercer um cargo sujeito a alta pressão”, prossegue a AP.
O discurso do presidente será veiculado pelas principais emissoras de TV americanas. A expectativa, segundo a AP, é que ele evite fazer campanha aberta por sua vice e provável candidata democrata, Kamala Harris, e também não cite Trump pelo nome.
Também nesta quarta, a secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, afirmou que qualquer sugestão de que Biden renunciará à Presidência – o que permitiria que Kamala concorresse como titular do cargo – era “ridícula”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)