Lula admite dificuldades para realizar a COP-30 em Belém
O petista afirmou que o principal problema é a questão de infraestrutura para receber as delegações internacionais
O presidente Lula (PT) admitiu que o Brasil pode ter dificuldades para realizar a 30ª Conferência das Nações Unidas (ONU) sobre Clima, a COP-30, em Belém, no Pará. Em entrevista a agências internacionais, o petista afirmou que o principal problema é a questão de infraestrutura para receber as delegações internacionais.
“Nós convocamos a COP na cidade de Belém, que é um lugar muito especial na Amazônia. É um lugar em que a gente pode ter problemas, porque não tem toda a estrutura que tem em uma cidade grande como Paris, como São Paulo, como Londres, como Madrid, como Nova York, não”, disse Lula.
Prefeitura, estado e governo federal tentam realizar uma série de obras para garantir que haverá condições de transporte, hospedagem e logística para receber a conferência. “Mas a gente vai fazer lá mesmo, que é para as pessoas sentirem como é que vivem as pessoas que moram na Amazônia”, completou Lula.
A Conferência das Partes, como é chamada, reúne delegações de 197 países que assinaram a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima, além de representantes da União Europeia, empresários, ONGs e representantes de governos subnacionais.
Os eventos principais da COP-30, com a participação de presidentes, primeiros-ministros ou monarcas, se estendem por cerca de uma semana. Antes deles, no entanto, são meses de reuniões preparatórias com ministros, secretários, pesquisadores, ativistas e representantes do setor privado.
Segundo o governo federal, as duas últimas edições da conferência movimentaram cerca de 25 mil pessoas, entre participantes e suporte técnico.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)