Resultados de big techs devem aliviar peso político nos mercados
Após semanas com a política pautando as reações dos investidores, balanços podem trazer de volta os fundamentos para o centro das discussões
A Alphabet e a Tesla abrem a temporada de resultados do segundo trimestre de 2024 das chamadas sete magníficas, nesta terça-feira, 23, e devem movimentar as bolsas de valores. O grupo, apelidado de sete magníficas inclui ainda Amazon, Apple, Meta Platforms, Microsoft e NVIDIA, tem sido responsável por boa parte dos ganhos registrados nos últimos meses em índices acionários americanos.
Os balanços das duas gigantes tem o potencial de afastar um pouco os investidores das discussões políticas das semanas recentes, com a saída do presidente Joe Biden da corrida eleitoral americana e das declarações nem sempre bem vistas do presidente Lula sobre o equilíbrio das contas públicas no Brasil.
As notícias de que a vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, já conseguiu mais votos que o necessário para ser a indicação do partido Democrata nas eleições, também devem ajudar a diminuir a pressão da política eleitoral americana nos mercados, principalmente, nos juros futuros.
Por aqui, além de posicionamento mais amigável ao esforço fiscal em fala recente de Lula, a apresentação do relatório bimestral de avaliação de receitas e despesas com correções nas expectativas arrecadatórias e de gastos, também tiram algum peso da discussão. Embora consideradas insuficientes, as mudanças foram recebidas como uma sinalização positiva por boa parte do mercado.
A temporada de resultados locais também começa a ganhar força nesta semana, com resultados de Santander, Vale, Multiplan, Hypermarcas e Usiminas até a sexta-feira, 26. Na noite de segunda-feira, o Carrefour foi a primeira das que compõem o Ibovespa a divulgar o balanço.
O supermercado reverteu prejuízo de 249 milhões de reais, registrados no segundo trimestre do ano passado, em um lucro líquido de 330 milhões de reais no mesmo período deste ano. O Ebitda (lucro antes de juros, impostos e depreciação e amortização) ajustado somou 1,6 bilhão de reais, avanço de 20,2% em relação ao mesmo período do ano passado.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)