Nova Volkswagen Passat Variant eHybrid combina elegância e sustentabilidade
Carro chega com autonomia elétrica de até 100 km.
A recente apresentação da Volkswagen Passat Variant eHybrid na Europa insere um novo capítulo na história de um dos modelos mais queridos e vendidos da montadora, que alcançou a impressionante marca de 30 milhões de unidades ao longo de meio século.
Este lançamento tem um significado especial em um momento em que o mercado europeu mostra uma estagnação nas vendas de veículos elétricos e volta a se interessar pelos modelos a combustão.
A estação de Nice, no sul da França, serviu de palco para a revelação desse veículo, cujas novidades já deixam muitos brasileiros na expectativa, mesmo sabendo que a possibilidade de vê-lo nas concessionárias do Brasil é atualmente remota. A montadora alemã optou por manter a Passat Variant apenas na versão station wagon, enquanto o sedã dará lugar ao modelo elétrico ID.7.
O que esperar da Volkswagen Passat Variant eHybrid?
A perua surpreendeu ao adotar a plataforma MQB pela primeira vez em sua linha, o que foi uma estreia para o modelo. Esse avanço representa uma significativa melhora tanto em hardware como em software, aumentando as dimensões do veículo e proporcionando mais conforto no espaçoso interior – um detalhe que sempre se destacou nos modelos Passat.
Como ficou o design da nova Variant?
A Passat Variant os 2024 apresenta um design externo mais alinhado com a gama ID, que é a nova aposta da Volkswagen em carros elétricos, aproximando a estética das duas linhas. O exterior se torna mais arredondado, com faróis mais finos e tecnologia matricial, além de um coeficiente de arrasto que foi de 0,31 para 0,25 Cx, indicando uma melhora substancial na aerodinâmica do veículo.
Melhorias no interior e tecnologia
Por dentro, os aprimoramentos são notáveis. O cockpit digital virou padrão, e a central multimídia agora tem 12,9 polegadas em uma orientação mais amigável ao condutor. Os materiais utilizados no interior passaram por uma revisão de qualidade, com destaque para os elementos de couro e um isolamento acústico que torna a cabine ainda mais silenciosa.
Além de tudo isso, a Passat Variant eHybrid estreou também novidades como os assentos com massageadores, assim como introduziu os faróis de tecnologia matrix anteriormente exclusivos da Audi. Isso tudo sem mencionar o sistema de suspensão com controle eletrônico variável, desenvolvido para garantir mais conforto ao rodar.
Desempenho e sustentabilidade do Volkswagen Passat
O grande destaque desse modelo, porém, reside na sua capacidade híbrida plug-in. A nova bateria de 19,7 kWh permite uma autonomia totalmente elétrica de 100 km, segundo o ciclo europeu WLTP. Com 272 cv na configuração mais robusta, a Passat promete não só eficiência energética, mas também um desempenho vigoroso, capaz de ir de 0 a 100 km/h em apenas 7,4 segundos.
- Pontos Positivos: conforto interno, autonomia e desempenho de dirigir.
- Pontos Negativos: custo elevado até para os padrões europeus, que pode limitar sua popularidade frente a alternativas totalmente elétricas como o ID.7.
Finalmente, apesar do alto nível de inovação e desempenho, a nova Volkswagen Passat Variant eHybrid, cotada a 57 mil euros, provavelmente não chegará ao mercado brasileiro devido a esses altos custos e a tendência do país em adotar políticas mais favoráveis a veículos completamente elétricos no futuro próximo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)