Crescem indícios de que chefe militar do Hamas foi morto, dizem FDI
Mohammed Deif, mentor do massacre de 7 de outubro de 2023, é procurado por Israel há pelo menos três décadas
O porta-voz das Forças de Defesa de Israel, contra-almirante Daniel Hagari, afirmou que aumentam os sinais de que Mohammed Deif (foto), principal comandante militar do Hamas, tenha sido morto em um ataque aéreo no fim de semana passado.
Deif era o principal alvo de um ataque a instalações ligadas a Rafa’a Salameh, líder da brigada Khan Younis do Hamas. Embora os militares tenham confirmado a morte de Salameh, ainda não confirmaram que Deif foi morto no ataque.
“Os sinais estão aumentando quanto ao sucesso da eliminação de Muhammad Deif”, disse Hagari na sexta-feira, 19 de julho, ao ser questionado durante uma entrevista coletiva.
“Rafa’a Salameh foi definitivamente eliminado. Deif e Salameh estavam próximos um do outro no momento do ataque. O Hamas está escondendo o que aconteceu com Deif”, acrescentou. Autoridades do Hamas alegam que o chefe militar está vivo.
Na última quinta-feira, o porta-voz árabe das FDI, Avichay Adraee, divulgou supostas conversas telefônicas nas quais moradores de Gaza estão felizes em saber da notícia da aparente eliminação de Deif.
“Eles mataram Deif! Se Deus quiser, eles matarão Sinwar”, diz uma das pessoas, referindo-se a Yahya Sinwar, líder do Hamas na Faixa de Gaza.
“Se Deus quiser, se Deus quiser, eu desejo”, respondeu outra pessoa.
Quem é Mohammed Deif?
Mohammed Diab Ibrahim al-Masri, conhecido como Mohammed Deif, é procurado por Israel há pelo menos três décadas. Segundo as Forças de Defesa de Israel, ele é mentor do massacre de 7 de outubro de 2023, juntamente com o chefe do Hamas em Gaza, Yahya Sinwar, e o “chefe do Estado-Maior” do exército terrorista do Hamas.
A morte de Deif representaria um golpe significativo e emblemático para o Hamas.
O líder terrorista alcançou um “status” quase mítico entre os seus apoiadores e era o principal alvo de Israel em Gaza. Deif é o segundo na lista de Israel, atrás apenas de Yahya Sinwar, o líder do Hamas em Gaza e figura central na perpetuação do conflito Israel-Palestina.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)