Cavalos resgatados em enchentes no RS irão para adoção no dia 17
Após incidente no Rio Grande do Sul, cavalos aguardam reencontro com seus donos originais ou novos proprietários, sob os cuidados da EPTC.
Após dois meses de uma inesperada situação ocorrida no Rio Grande do Sul, a busca por normalidade ainda persiste. Muitos cavalos que foram abrigados nas dependências da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) aguardam ansiosamente o retorno de seus proprietários. Até o presente, dos 18 animais recebidos, apenas cinco foram devolvidos aos seus donos.
O que diz o Termo de Ajustamento de Conduta sobre a situação dos cavalos?
O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado entre a EPTC e o Ministério Público, delineou diretrizes importantes em relação aos animais abrigados. Inicialmente, os proprietários teriam 15 dias para reclamar e resgatar seus animais antes que os mesmos fossem disponibilizados para adoção. Entretanto, dado o cenário emergencial, esse prazo foi momentaneamente suspenso e retomado apenas no início de julho.
Como os donos podem recuperar seus cavalos?
Para aqueles que desejam reaver seus animais, a EPTC estabeleceu um protocolo claro. Os proprietários precisam fornecer imagens ou qualquer informação adicional que facilite a identificação do animal, como a resenha, que é similar à certa de nascimento do equino. Uma vez procurado e identificado, o cavalo é prontamente entregue ao seu dono.
Qual será o destino dos cavalos não reclamados?
Os animais que não forem procurados pelos seus proprietários até o dia 16 deste mês estarão disponíveis para adoção. Esse processo será acompanhado e supervisionado de perto pelo Ministério Público para assegurar que os cavalos encontrem um novo lar adequado e seguro.
A adoção desses equinos é permitida sob condições específicas, incluindo a demonstração, por parte dos interessados, de que possuem um espaço apropriado para acomodar o animal. Isso garante que os cavalos continuem a viver em um ambiente que favoreça seu bem-estar. Além disso, a admissão dos animais em práticas esportivas também está contemplada, desde que cumpridas as normas e diretrizes estabelecidas pela autoridade local.
Como adotar um cavalo do abrigo?
Para adotar, os interessados devem preencher uma solicitação por meio da carta de serviços da prefeitura, atendendo a todos os critérios exigidos. A adoção está condicionada à capacidade do adotante em fornecer cuidados necessários para a saúde e bem-estar do animal, além de estar alinhado às normas estipuladas para adoção.
Esta iniciativa não só resolve uma questão emergencial mas também renova as esperanças para muitos cavalos que, por circunstâncias adversas, foram separados de seus lares. Agora, eles têm a chance de começar um novo capítulo em suas vidas, seja reencontrando suas famílias ou recebendo o carinho de novos donos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)