O diálogo entre Zelensky e Biden
Presidente dos EUA garantiu apoio à Ucrânia “agora e no futuro”
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, divulgou na quinta-feira, 11 de julho, o vídeo do encontro que teve com Joe Biden, em Washington, na Cúpula da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), após o presidente dos Estados Unidos ter anunciado, em seu discurso no evento, o envio de um novo pacote de ajuda militar ao país invadido pelas tropas russas do ditador Vladmir Putin.
Ao cumprimentar Biden, Zelensky já agradeceu:
– Senhor presidente.
– É um prazer revê-lo, cara.
– Bom ver você.
– Como você está?
– Muito obrigado. Obrigado pelo dia de ontem.
– Imagine.
– Foi muito bom.
A reunião teve um breve discurso de cada um, com ambos sentados lado a lado diante de suas comitivas e de jornalistas.
Biden começou:
“Bem, senhor presidente, é bom estar ao seu lado novamente. Realmente é. Eu o vi mais cedo nesta conferência, mas seja bem-vindo mais uma vez. E veja, o senhor sabe, nos últimos meses, no campo de batalha, o senhor mostrou que os rumores sobre a sua derrota não são verdadeiros, que o senhor está resistindo, está se mantendo firme. E o fato é que, nos últimos meses, a situação no campo de batalha na Ucrânia mudou, mas a Ucrânia deteve a Rússia em Kharkiv, em primeiro lugar, e o senhor deve ser elogiado por isso.
Em segundo lugar, o senhor frustrou os avanços da Rússia, impondo um custo significativo à Rússia. E o senhor deixou claro que a Rússia não prevalecerá na Ucrânia, não prevalecerá na Ucrânia, a Ucrânia é quem prevalecerá. E eu quero que o senhor saiba que estaremos com o senhor a cada passo do caminho.
Há dois dias, anunciei uma doação histórica de equipamentos de defesa aérea para a Ucrânia. Hoje, tenho o orgulho de anunciar um novo pacote de assistência de segurança para a Ucrânia. Este será o oitavo pacote que autorizei desde que assinamos uma lei de segurança nacional. Secretário de Defesa, podemos conversar sobre os detalhes de tudo isso. Eu assinei ontem, ontem à noite, eu acho.
E estamos trabalhando com nossos aliados da OTAN para garantir que a Ucrânia esteja voando em [caças] F-16 neste verão. E mostramos ao mundo que estamos com a Ucrânia agora e no futuro.
Então, sr. presidente, muito obrigado novamente por estar aqui. Temos muito trabalho a fazer juntos. E eu passo a palavra pra você.”
Zelensky manifestou sua gratidão, inclusive pelo gesto de apoio após o bombardeio de um hospital infantil em Kiev.
“Muito obrigado. Sr. Presidente, muito obrigado pelo convite para a cúpula [da OTAN]. E obrigado por notícias tão importantes sobre o pacote de segurança. Sou grato a você, sua equipe, sua administração, é claro, ao Congresso, a ambos os partidos, ambas as Câmaras e a todos os americanos por seu apoio vital e a sua forte ajuda à Ucrânia e ao povo ucraniano. Juntos, estamos salvando vidas do nosso povo.
Você mencionou sobre Kharkiv. Graças ao seu apoio e aos nossos soldados… Realmente foi um trabalho duro, mas eles conseguiram. E juntos estamos preservando a independência e a liberdade da Ucrânia. E essas são ações históricas que protegerão o mundo de guerras semelhantes.
E quero agradecer especialmente hoje ao presidente Biden por seu apoio e sua declaração pessoal após o ataque russo ao hospital Infantil de Kiev. Sim, este é o nosso maior hospital infantil. E foi atingido diretamente por um míssil russo. É por isso que apreciamos muito suas decisões de fortalecer nossa defesa aérea, [com] os cinco novos [mísseis] Patriots e dezenas de outros sistemas.
E temos e também quero falar hoje sobre como podemos continuar esse apoio. E também quero discutir com o presidente como podemos parar o terror russo de forma rápida e decisiva. Com esse grande problema para nós, que são as bombas guiadas; e, claro, precisamos de alguns passos rápidos, para eliminar todas as limitações para nossos soldados ucranianos.
E, claro, somos gratos por você ter nos ajudado a resguardar nossa energia. É um período difícil para pessoas [ficarem] sem energia, mas, de qualquer forma, somos gratos a você e aos parceiros. E, claro, discutiremos como alcançar um fim justo para a guerra. Devemos acabar com esta guerra com justiça e, para que a paz volte o mais rápido possível, precisamos de uma segunda cúpula de paz este ano.
Obrigado pela participação. E contamos muito com o apoio da América nisto. Deus abençoe a América. Slava, Ucrânia.”
Biden ainda reforçou seu compromisso com os ucranianos e encerrou a reunião agradecendo aos jornalistas presentes.
“Ficaremos com vocês, ponto final. Obrigado, imprensa.”
- Veja o vídeo aqui:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)