Técnicos do Ministério de Minas e Energia do governo Lula estão analisando uma forma de livrar uma empresa dos irmãos Joesley e Wesley Batista de uma multa de 1 bilhão de reais.
A informação é da colunista Andreza Matais, do UOL, que diz que a iniciativa atende a um pedido do ministro Alexandre Silveira.
“A pasta busca construir um acordo com a mbar Energia, braço do grupo J&F, para que a empresa possa manter contrato emergencial feito ainda no governo Jair Bolsonaro não executado até hoje”, diz a reportagem.
Em abril, o Tribunal de Contas da União se posicionou por unanimidade pelo arquivamento do processo que buscava um acordo. No entanto, o Ministério de Minas e Energia deu sequência às tratativas por conta própria, de acordo com a reportagem.
“Como o TCU não fez o acordo, restou para a empresa pagar a totalidade da multa ou recorrer à Justiça, o que arrastaria o caso por anos. O ministério decidiu, contudo, retomar as conversas. As tratativas em torno do assunto são feitas no governo de forma discreta para evitar polêmica por envolver os irmãos Batista.”
Felipe Moura Brasil e Duda Teixeira comentam: