Mercado no MS é flagrado vendendo 1,5 tonelada de produtos impróprios
Choque e nojo em Angélica, MS: mais de 1,5t de alimentos impróprios para consumo foram apreendidos em mercado. Fiscalização rigorosa do Procon/MS agiu
Recentemente, uma fiscalização realizada pela Secretaria Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/MS) em um mercado na cidade de Angélica, Mato Grosso do Sul, trouxe à luz sérias infracções sanitárias que culminaram na apreensão de mais de 1,5 toneladas de produtos impróprios para o consumo, evidenciando a importância de constante vigilância dos órgãos competentes na defesa do consumidor.
A operação destacou especialmente a presença de carnes bovinas, suínas e peixes, além de outros produtos frios que foram descartados devido a embalagens danificadas que propiciam a contaminação. Além destes, produtos como leite, temperos, molhos, farinhas e bebidas também estavam fora da validade, representando um alto risco à saúde dos consumidores.
Quais Foram as Consequências para o Mercado Infrator?
Diante da gravidade das infrações encontradas, a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) descartou imediatamente todos os alimentos impróprios e determinou a suspensão das atividades do açougue do estabelecimento. O ato não apenas visa proteger a saúde pública, mas também serve como um alerta para que outros estabelecimentos sigam rigorosamente as normas de vigilância sanitária.
Como o Procon está Atuando em Casos de Irregularidades?
O Procon/MS tem intensificado suas ações de fiscalização em resposta às crescentes denúncias de consumidores que se deparam com irregularidades em estabelecimentos comerciais. Os proprietários do mercado de Angélica, por exemplo, agora enfrentam um prazo de 20 dias para apresentar sua defesa, correndo o risco de serem multados conforme preveem as leis vigentes.
Como Consumidores Podem Denunciar Infrações Sanitárias?
Para aqueles que suspeitam de irregularidades em estabelecimentos comerciais, o Procon/MS disponibiliza vários canais de denúncia. Consumidores podem entrar em contato por meio do Disque Denúncia 151, pelo aplicativo MS Digital ou através do site oficial www.procon.ms.gov.br. Todas as queixas são rigorosamente analisadas e, se necessário, resultam em ações de fiscalização imediatas para proteger os direitos dos consumidores e a saúde pública.
Este acontecimento em Angélica serve como um firme lembrete de que a segurança alimentar deve ser uma prioridade inegociável e que o papel dos órgãos de defesa do consumidor é fundamental para assegurar que todas as normas e regulamentos sanitários sejam respeitosamente seguidos por todos os estabelecimentos comerciais.
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