Dezenas de pessoas morrem esmagadas em um satsang, na Índia
O satsang (audiência com um Satguru com o propósito de instrução espiritual ou iogue) foi organizado pelo Comitê Manav Mangal Milan Sadbhavna Samagam para o autoproclamado homem-deus Narayan Sakar Hari, também conhecido como Sakar Vishwa Hari ou Bhole Baba
Dezenas de pessoas morreram após um pânico em massa num evento religioso no norte da Índia. Segundo relatos iniciais, as vítimas são predominantemente mulheres e crianças.
“Não posso dar um número exato no momento, mas é cerca de 60. Existe a possibilidade de que o número aumente”, disse Manish Chikara, porta-voz da polícia distrital, à Reuters. A emissora NDTV falou em pelo menos 87 mortes.
O incidente aconteceu numa aldeia no distrito de Hathras, cerca de 200 quilômetros a sudeste da capital nacional, Nova Deli, onde as autoridades disseram que uma grande multidão se reuniu numa área aberta em resposta a um apelo de um líder religioso local.
O satsang (audiência com um Satguru com o propósito de instrução espiritual ou iogue) foi organizado pelo Comitê Manav Mangal Milan Sadbhavna Samagam para o autoproclamado homem-deus Narayan Sakar Hari, também conhecido como Sakar Vishwa Hari ou Bhole Baba.
Vídeos nas redes sociais mostraram corpos empilhados no chão em frente a um hospital local. A Reuters não conseguiu verificar imediatamente as imagens.
‘Pessoas foram esmagadas’
Relembrando o incidente, uma testemunha disse: “Viemos para o satsang. Era uma grande multidão. Assim que o satsang terminou, começamos a sair. A saída era estreita. Ao tentarmos sair em direção ao campo, de repente, uma comoção começou e não sabíamos o que fazer. Muitas pessoas morreram.”
“Depois que o ‘satsang’ terminou, todos saíram. No exterior, a estrada foi construída em altura com um ralo por baixo. Uma após a outra, as pessoas começaram a cair nisso. Algumas pessoas foram esmagadas”, disse outra testemunha ocular.
“O incidente aconteceu devido à superlotação no momento em que as pessoas tentavam deixar o local”, disse o administrador do distrito de Hathras, Ashish Kumar, aos repórteres.
Uma testemunha não identificada disse à emissora India Today que havia uma saída estreita no local: “Enquanto tentávamos sair em direção a um campo, de repente começou uma comoção e não sabíamos o que fazer”.
Uttar Pradesh é o estado mais populoso da Índia, com mais de 200 milhões de habitantes. Seu ministro-chefe, Yogi Adityanath, ordenou uma investigação.
“Foram dadas instruções aos funcionários envolvidos para conduzir operações de socorro e resgate em situação de guerra e para fornecer tratamento adequado aos feridos”, postou ele no X.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)