Yamaha desenvolve novo sistema de câmbio automático
Este desenvolvimento não só eleva o patamar tecnológico das motocicletas Yamaha mas promete também intensificar a competitividade no mercado global de motos.
A indústria de motocicletas está prestes a experimentar uma revolução com a introdução do novo sistema de câmbio automático da Yamaha, chamado Y-AMT.
Num mercado onde a automação em motos ainda é uma novidade, a Yamaha se destaca ao explorar tecnologias que prometem transformar a experiência de pilotagem.
Enquanto a maioria das scooters possui transmissões CVT, um passo além foi dado pela Yamaha, que propõe eliminar completamente o pedal do câmbio e o manete de embreagem.
Em lugar destes, o piloto encontrará botões que permitirão escolher entre modos de condução manual ou automático, algo que já é visto em algumas concorrentes, como a Honda com seu sistema DCT.
Por que a Yamaha optou pelo sistema automático?
O vídeo divulgado pela divisão europeia da Yamaha mostra um avanço significativo na busca por conforto e facilidade na pilotagem.
A vantagem de um sistema como o Y-AMT é a capacidade de adaptar o estilo de condução às preferências do piloto, seja para um desempenho mais esportivo ou uma condução mais econômica.
Como funcionará o Y-AMT?
Os detalhes técnicos apresentados pela Yamaha revelam que o Y-AMT permitirá aos pilotos escolher entre o modo manual (MT), com trocas controladas pelo próprio piloto, e o modo automático (AT).
No modo automático, existirão duas configurações: uma otimizada para performance, com trocas em alta rotação, e outra focada na economia de combustível, com trocas em giros mais baixos.
Quais as implicações no mercado de motocicletas?
A entrada da Yamaha em sistemas de câmbio completamente automáticos pode sacudir o mercado de duas rodas. As motocicletas automáticas têm sido tradicionalmente limitadas a modelos específicos e, muitas vezes, mais urbanos.
A expansão dessa tecnologia para outros tipos de motos pode ampliar significativamente o público-alvo e trazer novos entusiastas para o mundo das duas rodas.
Comparando com a Honda, que já implementa a transmissão de dupla embreagem em modelos como NC 750X e X-ADV, a Yamaha pode se posicionar como uma forte concorrente com seu sistema de câmbio automático exclusivo.
Embora não tenha sido anunciado um prazo para o lançamento ou os modelos que contarão com o Y-AMT, a expectativa é que influencie não só as vendas, mas também como as motocicletas são percebidas e utilizadas globalmente.
Agora resta aguardar mais informações sobre como a Yamaha planeja implementar essa inovação e quais serão os primeiros modelos a dispô-la.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)