Tragédia no RS: número de mortos sobe para 179
Segundo o boletim mais recente da Defesa Civil, as tempestades atingiram 478 municípios gaúchos e afetaram 2,3 milhões de pessoas
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou mais uma morte em função das enchentes no estado. Com isso, o total de mortos devido às chuvas subiu para 179. Além disso, 34 pessoas ainda estão desaparecidas. Segundo o boletim mais recente, as tempestades atingiram 478 municípios gaúchos e afetaram 2,3 milhões de pessoas.
Em comunicado, a Defesa Civil informou que, para aumentar a prevenção, as pessoas podem se inscrever para receber alertas meteorológicos.
Canais de ajuda aos afetados da tragédia
Para isso, é preciso enviar o Código de Endereçamento Postal (CEP) da localidade por SMS para o número 40199. Após o envio, uma confirmação será enviada, e o número passará a receber atualizações sempre que houver novas informações.
Outra forma de se inscrever é através do aplicativo WhatsApp. Para isso, é necessário se registrar pelo telefone (61) 2034-4611 e, em seguida, interagir com o robô de atendimento enviando a mensagem “Oi”. Depois disso, o usuário pode compartilhar sua localização atual ou qualquer outra de interesse para receber mensagens enviadas pela Defesa Civil estadual.
Guaíba deve voltar a atingir cota de inundação
O Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) alertou que o nível do Lago Guaíba pode ultrapassar os 3,60 metros, atingindo a cota de inundação, caso se confirmem as previsões de chuvas intensas e ventos fortes para este final de semana.
A nota emitida pelo IPH nesta quarta-feira, 26, indica que episódios de oscilação devido aos ventos podem causar elevações adicionais.
“Caso os ventos mais fortes se confirmem, há potencial para alcançar a cota de inundação no final de semana“, afirmou o instituto. A tendência de diminuição para níveis abaixo da cota de alerta só é esperada para o final da próxima semana, dependendo das condições de vento, chuvas previstas e volumes dos rios afluentes.
Previsão do Tempo
Segundo a Climatempo, a previsão indica que o frio intenso durará de 28 de junho a 2 de julho de, com destaque para os estados do Sul do Brasil. Na área roxa do mapa meteorológico (arte abaixo), as temperaturas estarão extremamente reduzidas, com previsão de geada generalizada desde o centro-sul e leste do Paraná até o sul do Rio Grande do Sul. Temperaturas negativas, chegando a -8°C, poderão ocorrer nas áreas mais elevadas da Serra Gaúcha e Catarinense. No sul do Mato Grosso do Sul, também há previsão de geada.
Além disso, as previsões meteorológicas indicam tempo chuvoso nos próximos 10 dias. Espera-se que nas próximas 24 horas chova entre 30 mm e 50 mm no norte do Rio Grande do Sul, com um acumulado de até 100 mm nos próximos 10 dias.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)